Topo

Jorge Jesus fala em volta a Portugal e sonha em conquistar título europeu

Para técnico do Flamengo, "se der", prioridade é trabalhar em um clube espanhol em um futuro retorno à Europa - REUTERS/Henry Romero
Para técnico do Flamengo, "se der", prioridade é trabalhar em um clube espanhol em um futuro retorno à Europa Imagem: REUTERS/Henry Romero

Do UOL, em São Paulo

03/12/2019 14h19Atualizada em 03/12/2019 21h21

Resumo da notícia

  • Em entrevista ao jornal Correio da Manhã, Jorge Jesus diz que gostaria de conquistar a Liga dos Campeões, mas vê poucos times em condições para tal
  • À publicação, técnico do Flamengo afirma ainda que preferia trabalhar em clubes de Espanha e Itália do que da Inglaterra
  • Jorge Jesus acredita ter portas abertas para retornar a Portugal, mas vê futebol do país perdendo competitividade em nível continental
  • Treinador ainda elogiou futebol brasileiro, destacou paíxão de torcedores do país e elogiou trabalho e talento do Flamengo

Jorge Jesus vive uma lua de mel com o Flamengo, no qual conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América. No entanto, em entrevista ao jornal português Correio da Manhã, o "Mister" admite que tem como próximo sonho a conquista de um grande título no futebol europeu.

O contrato do treinador com o Rubro-Negro vai até maio do ano que vem, mas há um cláusula que permite tanto a Jesus quanto ao clube encerrar o vínculo ao fim da temporada, se essa for a vontade de um dos lados. O comandante, porém, garante que a permanência não está condicionada em função do Mundial de Clubes, competição que o Flamengo vai disputar pouco depois do término do Brasileiro.

"A minha decisão não vai ser tomada em função desse jogo. Até porque eu tenho contrato com o Flamengo até maio, apesar de haver alguma especulação em torno do meu futuro", disse ao jornal português.

Questionado a respeito do desejo de conquistar títulos na Europa, Jesus apontou que não será qualquer clube que o permitirá competir em tão alto nível. "Eu sei que isso só abrange seis ou sete equipes na Europa. Só essas é que te dão a possibilidade de ser campeão europeu", afirmou o treinador, que trabalhou sempre em clubes portugueses antes de passar por Al-Hilal (Arábia Saudita) e chegar ao Flamengo.

No futuro, Jesus admite que gostaria de comandar clubes da Espanha ou da Itália. Mas não agora, deixa claro, já que tem contrato com o Flamengo até maio de 2020.

"Sou mais fã de dois campeonatos, que não são os preferidos da maioria das pessoas. Sou mais fã dos campeonatos Espanhol e Italiano do que do Inglês. Todos querem treinar na Inglaterra, mas, se der, a prioridade é a Espanha. Talvez também pela língua, porque estou muito habituado a falar com jogadores que falam castelhano. Por isso, seria mais fácil para mim", disse. "Mas não quero fazer previsões, até porque estou muito feliz no Flamengo."

Retorno a Portugal

Com mais de duas décadas de trabalhos à frente de equipes de Portugal, como Benfica, Sporting, Braga, Belenenses, União Leiria e Vitória de Setúbal, entre tantos outros, Jorge Jesus considera ter as portas "sempre abertas" para voltar ao país. Por isso, promete: em algum momento, voltará a trabalhar no futebol lusitano.

"Não digo para acabar a carreira mas, seguramente, vou voltar ao Campeonato Português. Quando, não sei. Quando saí, estava seguro de que, passado um ano, ia regressar. Agora não estou tão seguro, ponho mais obstáculos a essa hipótese. Mas não quer dizer que não possa acontecer", disse o treinador rubro-negro, indo além.

"Tudo tem a ver com o que me podem oferecer em nível desportivo. Em Portugal, só há três equipes (em referência a Porto, Benfica e Sporting). Neste caso, agora só há duas (excluindo o Sporting). Se quiser pensar em ir mais além nas competições europeias, poucas equipes em Portugal dão essa possibilidade. Se for para lutar para ser campeão em Portugal, são três equipes. Se for para olhar para fora, só uma é que dá essa hipótese. Uma ou duas. E mesmo assim essas podem não dar", completou.

Ao jornal, o técnico reforçou sua crítica à falta de competitividade dos times portugueses em nível continental. Na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/2020, há apenas um time do país: o Benfica, lanterna do Grupo G, que já não tem chances de avançar às oitavas de final. Já na Liga Europa, o Sporting está classificado no Grupo D, o Vitória de Guimarães está eliminado no Grupo F, o Porto disputa a classificação no Grupo G e o Braga também já tem vaga garantida no Grupo K.

"Em Portugal, estamos perdendo poder competitivo. Os presidentes dos grandes clubes têm de pensar que, na Europa, se não conseguirem construir equipes fortes para disputar a Liga Europa e a Champions, vamos perder posições no ranking da Uefa. Qualquer dia, podemos estar numa segunda divisão daquele que vai ser o futuro das competições europeias. As grandes equipes têm de olhar para isso e têm de investir", avalia.

Flamengo: trabalho, títulos... E depois?

No Flamengo, para Jorge Jesus, os feitos alcançados são resultado do "trabalho de muita gente". O treinador deixou claro que sonhava com os objetivos, mas afirmou que os troféus só foram possíveis graças ao trabalho e ao talento.

"Cada vez mais tenho a consciência de que, para conquistar estes dois títulos, você tem que ter muito talento, e os seus jogadores têm de ter esse mesmo talento", disse Jesus, surpreso com o cenário que encontrou na primeira divisão brasileira.

"Fui surpreendido pela qualidade do Campeonato Brasileiro, pela paixão e pelo entusiasmo que existe. Não há igual em parte nenhuma do mundo. A paixão e entusiasmo com que disputam os jogos aqui não há em mais lado nenhum", elogiou.

Ao jornal, o treinador assegurou que jamais recebeu carinho semelhante de outra torcida.

"Não há comparação possível. Eles também são muitos - o país tem 220 milhões de pessoas e 40 milhões são torcedores do Flamengo. Mas os brasileiros são diferentes de nós (portugueses), são mais carinhosos. Hoje percebo-os melhor e percebo melhor aquelas canções brasileiras de amor que ouvia em Portugal", explicou.

Jorge Jesus diz que Mundial é motivação para boas atuações

Band Esportes