Topo

Inter tem rodada perfeita e se aproxima da meta de fim de ano

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

02/12/2019 04h00

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro foi perfeita para o Internacional. Além de vencer por 1 a 0 o Botafogo, no sábado, o time gaúcho viu São Paulo e Corinthians, perderem no domingo. A vaga à fase de grupos da Libertadores pode até chegar de forma antecipada, mas depende de resultados paralelos. A presença no torneio, contudo, depende apenas do clube colorado.

O Inter volta a campo contra o São Paulo, quarta-feira, no Morumbi. Se vencer, o time de Zé Ricardo se garante ao menos da fase preliminar da Libertadores.

Engana-se quem acredita que o Internacional desdenha da fase preliminar. Estar lá já significa muito.

"Temos concorrentes diretos e a gente quer classificação à fase de grupos. O primeiro objetivo é estar na pré e depois, chegar à zona de classificação direta. Mas é um campeonato extremamente complicado. As equipes que estão nessa zona estão oscilando bastante, não é diferente com o Inter", disse Zé Ricardo depois do jogo com o Botafogo.

Com a vitória no Rio de Janeiro, o Internacional chegou aos 54 pontos. O São Paulo levou 3 a 0 do Grêmio e estacionou nos 57 pontos. O Corinthians tomou 2 a 1 do Atlético-MG e parou nos 53 pontos. Além disso, o Goiás tomou 2 a 1 do Fortaleza.

Esse cenário fez o time gaúcho ter ótimas chances de carimbar classificação com uma rodada de antecedência. Para tanto, existem dois cenários. O primeiro é com ajuda de terceiros.

O Fortaleza visita o Fluminense, na quarta-feira, e o Goiás mede forças com o Palmeiras na quinta, também fora de casa. Se a dupla não vencer, o Inter estará na Libertadores de 2020.

Se ganhar do São Paulo fora de casa, o Internacional nem precisa esperar o duelo do Goiás com o Palmeiras. Já estará classificado por si só. E aí terá a última rodada, diante do Atlético-MG, para brigar por vaga à fase de grupos.

"A vitória foi importantíssima, dá alívio e esperança. Saímos daqui esperançosos e acreditando que vamos vivos até o final para chegar ao nosso objetivo", comentou Rodrigo Caetano, executivo de futebol do Inter.