Topo

Grêmio cita lesões e admite negociar Luan: "Tem que ser bom para todos"

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Ricardo Perrone

Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

02/12/2019 04h00

O Grêmio admite negociar Luan, conforme já havia mostrado o UOL Esporte. O clube gaúcho chega a lembrar as lesões que anteciparam o fim das últimas duas temporadas do camisa 7 para se mostrar aberto aos negócios. A diretoria, no entanto, nega que tenha tratativas em andamento e, mesmo sem citar o Corinthians, pede que seja feito contato primeiro com ela para buscar um acordo que 'seja bom para todos'.

A situação de Luan voltou a ser tema quente no Grêmio com o interesse do Corinthians. Mais: no final de semana, o clube paulista postou foto no Twitter que deixou os torcedores ansiosos.

"O Luan teve um excepcional ano em 17, foi valorizado como atleta do Grêmio em situação muito, muito importante. Teve situações médicas em 18 e 19. O que esperamos do Luan é o Luan exuberante. Que nos resolva os problemas. Se ele vai ficar ou não ficar, não sei como avaliar. Ninguém conversou conosco e não conversem com o jogador antes de conversar conosco. Podemos ter uma situação de negócio, mas o negócio tem que ser bom para o jogador e para o Grêmio. O Grêmio respeita muito o Luan, mas essa situação de negócio não existe. O Grêmio conta com o Luan. Se quiserem fazer negócio, conversem com o Grêmio", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Em 2018, Luan parou de atuar em outubro depois de ter nova crise de fascite plantar. A inflamação na sola do pé já havia atrapalhado o desempenho do camisa 7. Neste ano, o jogador teve fratura por estresse em um dos dedos do pé direito e também viu o ano ser abreviado.

Aos 26 anos, Luan entra na reta final de contrato em Porto Alegre a partir de janeiro. Também na virada da temporada ativa cláusula que aumenta o salário para o maior valor do elenco. É por isso, e pelo rendimento considerado ruim em 2019, que o Grêmio topa negociar.

O Corinthians se assustou com o salário, mas continua interessado. O Grêmio pretende receber compensação financeira, contudo também aceita jogadores na troca.

Ao longo do final de semana, depois da postagem do Corinthians com o modelo da camisa que Luan foi fotografado em 2012, o UOL Esporte questionou o clube paulista a respeito de eventual acerto salarial. Houve negativa por mais de um dirigente alvinegro.

Autor de nove gols pelo Grêmio na atual temporada, Luan está no clube gaúcho desde 2013. Foi promovido na temporada seguinte e a partir de 2015 se tornou peça-chave do time. Em 2017, foi eleito melhor jogador da América do Sul pelo jornal El País, do Uruguai. Na metade daquele ano, ele recusou ofertas da Rússia e Itália e renovou contrato em Porto Alegre.