Topo

Brasileirão - 2019


Santos se isola no 2º lugar, e Grêmio garante grupos da Libertadores; veja

Luciano, do Grêmio, comemora seu gol durante partida contra o São Paulo na Arena  - Jeferson Guareze/AGIF
Luciano, do Grêmio, comemora seu gol durante partida contra o São Paulo na Arena Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/12/2019 21h07

A 36ª rodada do Brasileirão teve hoje (1º) mais sete duelos. Os resultados definiram algumas situações no campeonato. O Grêmio venceu o São Paulo por 3 a 0 em Porto Alegre e garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2020.

Mesmo com a derrota, o time do técnico Fernando Diniz também assegurou sua participação na competição continental - no mínimo na fase que antecede a de grupos.

Já o Fortaleza, que derrotou o Goiás por 2 a 1 no Serra Dourada, conquistou ainda uma vaga na Copa Sul-Americana. O Santos, por sua vez, venceu a Chapecoense por 2 a 0 e se isolou na vice-liderança do Brasileirão, com 71 pontos. O Palmeiras perdeu para o Flamengo por 3 a 0 e estacionou nos 68 pontos, 19 a menos que o campeão brasileiro.

O Atlético-MG, por sua vez, bateu o Corinthians por 2 a 1 e afastou qualquer possibilidade de descenso. O CSA está praticamente rebaixado depois da derrota para o Bahia por 2 a 1 em casa - a queda pode ser confirmada amanhã (2), com uma vitória do Cruzeiro sobre o Vasco em São Januário.

O Fluminense ficou no empate por 1 a 1 com o já rebaixado Avaí. O time carioca soma 42 pontos, quatro a mais que o Ceará, 16º colocado, e seis a mais que o Cruzeiro, o primeiro time da zona de rebaixamento.