Topo

Basta uma vitória: Duelo com São Paulo vale objetivo que resta ao Grêmio

O Grêmio e Everton pode confirmar vaga direta na Libertadores do próximo ano - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio e Everton pode confirmar vaga direta na Libertadores do próximo ano Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Basta uma vitória contra o São Paulo para o Grêmio confirmar vaga na fase de grupos da próxima Libertadores.
  • Apesar das eliminações, o título estadual e esta possibilidade fazem o ano ser considerado positivo.
  • O volante Maicon acredita que a partida deva ser encarada como uma final.
  • Adversário direto, vencer também significa deixar o São Paulo mais para trás e encaminhar premiação melhor no Brasileiro.

Basta uma vitória para o Grêmio atingir o objetivo que restou na temporada. Neste domingo (1º), o time azul, branco e preto recebe o São Paulo, às 19h (de Brasília), e a vaga na fase de grupos da Libertadores pode se confirmar matematicamente.

Basta vencer por qualquer placar. Neste cenário, o Grêmio iria a 62 pontos na classificação do Brasileiro, mesma pontuação que o Corinthians poderia alcançar, mas com 18 vitórias estaria de qualquer forma na frente do adversário, e garantido com vaga direta à fase de grupos da competição de clubes mais importante do continente.

"É uma final para a gente classificar direto para Libertadores, na melhor posição possível que rende mais dinheiro para o clube. Temos que ganhar e classificar direto, que é o mais importante porque não antecipa a pré-temporada e dá tempo para trabalhar bem o próximo ano. É nosso objetivo. Domingo é uma final, e é importante o torcedor estar conosco para fazermos um grande jogo e garantir a classificação", disse o capitão Maicon.

Vencer também deixaria o São Paulo mais para trás e encaminharia o quarto lugar no Brasileiro. A margem criada seria de cinco pontos, quando faltarão seis em disputa.

Atingir a vaga de grupos da Libertadores foi o objetivo que restou no 2019 gremista. Depois de conquistar o Gauchão nos pênaltis sobre o Inter, a equipe de Renato Gaúcho foi eliminada também nas cobranças pelo Athletico Paranaense na semifinal da Copa do Brasil, e caiu da Libertadores na goleada por 5 a 0 contra o Flamengo.

"Sem dúvida queríamos mais títulos. Mas, por tudo que fizemos, o ano tem sido bom. Chegamos a duas semifinais, ganhamos o Estadual, e mesmo usando equipe alternativa em vários jogos, estamos entre os quatro primeiros do Brasileiro. Há times que jogaram uma competição apenas e passam por dificuldades. É claro que, para o próximo ano, temos que buscar títulos, e é só assim que marcamos a história do clube e damos alegria para o torcedor", completou Maicon.

Grêmio e São Paulo jogam neste domingo às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio.

Grêmio