Topo

Grêmio

Grêmio aprova projeto com busto de Lupicínio Rodrigues na Arena

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/11/2019 13h12

O Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou o projeto para homenagear Lupicínio Rodrigues, sambista autor do hino do clube. Um busto do torcedor ilustre será instalado na esplanada da Arena, onde desde março está a estátua de Renato Gaúcho.

A ideia foi apresentada pelo DTG (Departamento do Torcedor Gremista) e teve apoio do Conselho de Administração, órgão que controla a gestão do clube.

Lupicínio Rodrigues nasceu em 1914 e faleceu em 1974. Boêmio e romântico, ele compôs em 1953 uma letra que rapidamente se tornou hino do Grêmio.

O primeiro hino do Grêmio foi lançado em 1924, com Isolino Leal como autor. Em 1946, a canção deu lugar a uma nova versão composta por Breno Blauth. Mas nenhum se tornou tão notória e icônica como a letra de Lupicínio.

O Grêmio trata a obra em homenagem a Lupicínio também como símbolo na luta contra a discriminção e preconceito. O estádio no bairro Humaitá foi palco do 'caso Aranha', em 2014, e desde então o clube tem empregado campanhas contra racismo, homobofia e intolerância.

Grêmio