Topo

Corinthians: torcida já mira "onde se encaixa Luan" em sonho de ter o meia

Luan, meia-atacante do Grêmio, interessa ao Corinthians para a próxima temporada - Divulgação/Site oficial do Grêmio
Luan, meia-atacante do Grêmio, interessa ao Corinthians para a próxima temporada Imagem: Divulgação/Site oficial do Grêmio

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/11/2019 04h00

O Corinthians enfrenta o Avaí hoje (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, tentando encaminhar a classificação para a Copa Libertadores da América de 2020. Enquanto o técnico interino Dyego Coelho tentar trocar o "chip" do time e resolver o problema ofensivo deixado por Fábio Carille, a torcida, fora de campo, sonha com a contratação de Luan, do Grêmio.

Após a informação do interesse do Timão pelo meia gremista vazar, os torcedores aprovaram a ideia e torcem para que o negócio dê certo. Muitos, aliás, já especulam em que lugar do time Luan jogaria sob o comando de Tiago Nunes, novo treinador e que assume o time em janeiro.

Hoje (27), por exemplo, Pedrinho é o jogador que deve fazer a função que se encaixaria a Luan, caso o negócio avance. Vale ressaltar, que as duas diretorias negam que a negociação esteja aberta. O UOL Esporte apurou que o Timão ficou assustado com o salário do jogador, de R$ 1 milhão por mês. Por isso, a transferência é considera "muito difícil" pelos corintianos.

A posição que Luan atua é considerada a mais carente do Corinthians nesta temporada. Pedrinho, o mais promissor, começou a atuar centralizado no meio agora, após a saída de Carille e chegada de Coelho ao profissional.

Pedrinho, aliás, o melhor "maestro" do time no Campeonato Brasileiro, não supera Luan. Em 26 jogos, o "prata da casa" do Timão marcou cinco gols e foi responsável por quatro assistências. O gremista fez mais em menos jogos. Em 20 partidas, Luan deu seis assistências, duas a mais. E ainda marcou quatro gols, um a menos que a revelação corintiana.

Mas a vantagem de Luan é maior ainda se comparar o gremista com os meias que mais atuaram centralizados: casos de Sornoza e Jadson. Isso porque Pedrinho jogou praticamente toda a competição aberto na direita.

O meia Sornoza disputou 20 partidas, só deu uma assistência e não marcou nenhum gol. Jadson, por sua vez, tem o mesmo desempenho do equatoriano, mas com 16 jogos disputados. Vale ressaltar que Sornoza se destacou como "maestro" no Campeonato Paulista, com cinco assistências. Mas Luan também brilhou no Estadual. No Gaúcho, ele marcou cinco gols e deu quatro assistências em sete jogos.

Onde Luan entraria no time?

Luan tem capacidade para jogar em todas as posições na "linha de três" que atua atrás do centroavante. Mas o Corinthians prioriza a contratação de um meia de destaque que atue centralizado. No esquema de Dyego Coelho, por exemplo, o gremista hoje jogaria na posição de Pedrinho.

Coelho já escalou o Corinthians em três esquemas táticos: 4-1-4-1, 4-2-3-1 e 4-4-2, em formato de losango no meio-campo. No primeiro esquema, utilizado na vitória contra o Fortaleza, Pedrinho jogou por dentro, mas pelo lado esquerdo. Luan poderia atuar nesta posição, mas seria possível escalar os dois juntos neste esquema, com o gremista por dentro, mas do lado direito na segunda linha.

Já nos esquemas utilizados contra Palmeiras, Inter e Botafogo, Luan teria que atuar centralizado na armação das jogadas. No losango, Pedrinho teria que atuar como segundo atacante ou segundo volante para jogar ao lado do melhor jogador da Libertadores, pelo Grêmio, em 2017.

Boselli volta em Corinthians misterioso

O Corinthians enfrenta o Avaí com mistério e novidades na escalação. O técnico interino Dyego Coelho fechou o treino antes do jogo, mas prometeu que fará mudanças em relação ao time que perdeu para o Botafogo. Uma delas está confirmada: Boselli, recuperado de lesão muscular na coxa direita, foi relacionado e pode iniciar o jogo. Gustagol, Vagner Love e Ramiro devem perder espaço na equipe titular. Mateus Vital, Janderson e Clayson podem surgir como uma das novidades.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS X AVAÍ

Data: 27 de novembro de 2019, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Avelar; Gabriel e Junior Urso, Pedrinho, Mateus Vital (Clayson) e Janderson; Mauro Boselli (Vagner Love)
Técnico: Dyego Coelho

AVAÍ: Vladimir, Lourenço, Marquinhos Silva, Kunde e Igor Fernandes; Luanderson, Wesley (Jonathan) e Richard Franco; João Paulo, Caio Paulista e Vinicius Araújo
Técnico: Evando Camillato