Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

PSG reage em dois minutos e empata com Real na volta de Neymar à Champions

Neymar e Casemiro, durante partida entre Real Madrid e PSG - JAVIER SORIANO / AFP
Neymar e Casemiro, durante partida entre Real Madrid e PSG Imagem: JAVIER SORIANO / AFP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2019 18h54

O Real Madrid vencia por 2 a 0 e dominava o PSG, mas os franceses precisaram de dois minutos para empatar o jogo. Final: 2 a 2 no Santiago Bernabéu em duelo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Champions League. Benzema fez os dois dos donos da casa, enquanto Mbappé e Sarabia deixaram tudo igual.

A partida de hoje marcou a volta de Neymar à Liga dos Campeões, afastado da competição desde dezembro de 2018. O brasileiro começou no banco e entrou depois do intervalo. Ele cumpriu suspensão nas duas primeiras rodadas da atual edição e, nos dois jogos seguintes, estava lesionado.

O resultado garante a primeira colocação do grupo A para o PSG, que tem 13 pontos. O Real é o segundo e também está classificado com oito pontos. Os merengues garantiram a classificação pouco antes de entrarem em campo, já que Brugge e Galatasaray empataram hoje mais cedo no outro jogo do grupo. O Brugge é o terceiro com três pontos, um a mais que o Galatasaray.

Na última rodada do grupo A, o Real visita o Brugge em 11 de dezembro, mesmo dia de PSG x Galatasaray.

1º tempo tem gol, expulsão e VAR

O primeiro tempo no Bernabéu foi para lá de movimentado. Depois dos primeiros 10 minutos mais parados, o restante do tempo teve gol, expulsão e árbitro de vídeo (VAR).

O Real abriu o placar aos 17 minutos após bela troca de passes. Hazard carregou a bola no meio de campo e abriu para Valverde. O meia tabelou com Carvajal e cruzou rasteiro. Isco completou para o gol, mas a bola bateu na trave. A sobra ficou com Benzema, que não desperdiçou.

Os donos da casa continuaram pressionando e tiveram mais quatro boas chances. Navas apareceu quatro vezes contra a ex-equipe. O goleiro defendeu dois chutes perigosos de Kroos, pegou uma bomba de Carvajal e finalização rasteira de Marcelo após jogada ensaiada.

Courtois - GABRIEL BOUYS / AFP - GABRIEL BOUYS / AFP
Courtois conversa com o árbitro Artur Dias
Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Do outro lado, o PSG estava mais tímido, mas ainda assim fez Courtois aparecer com duas defesas em chutes de Verratti e Mbappé. O belga, entretanto, foi protagonista de um lance inusitado.

Aos 42 minutos, Icardi recebeu de Di María, Courtois saiu muito mal do gol e derrubou o atacante dentro da área. O árbitro português Artur Soares Dias deu pênalti e ainda expulsou o goleiro do Real. Porém, após ser aconselhado pelo VAR, o juiz assistiu ao lance à beira do gramado e voltou atrás. Ele marcou falta de Gueye em Marcelo no começo da jogada. Nem pênalti e muito menos cartão vermelho.

Neymar entra no 2º tempo

Neymar entrou no lugar de Gueye logo na volta do intervalo. Apesar da entrada do brasileiro, foi o Real quem quase ampliou no primeiro minuto do 2º tempo. Benzema recebeu cruzamento de Marcelo pela direita, mas Navas fez grande defesa à queima roupa. O goleiro do PSG voltou a fazer um milagre mais tarde, quando parou chute de Isco após mais uma jogada de Marcelo.

A má notícia para os merengues foi a lesão de Hazard. O belga sentiu, saiu de campo amparado e deu lugar a Bale. Já aos 34 minutos, Marcelo cruzou mais uma bola para Benzema, que escorou de cabeça e fez o segundo.

Sarabia comemora gol do PSG contra o Real Madrid - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Sarabia comemora gol do PSG contra o Real Madrid
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Porém, um minuto mais tarde, Varane se atrapalhou e tentou recuar para Courtois após cruzamento da direita. A sobra ficou com Mbappé, que só escorou para as redes. Foi preciso só o tempo de Rodrygo entrar no lugar de Isco, e o PSG logo empatou o jogo.

Aos 37, Sarabia aproveitou sobra após chute de Draxler e encheu o pé. A bola foi no ângulo, sem chances para Courtois. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Bale cobrar uma falta na trave, mas o placar não mudou mais. Fim de jogo no Santiago Bernabéu.