Topo

Posse de Bola

OPINIÃO

Mauro: "Libertadores é mais importante para sul-americanos que o Mundial"

Do UOL

Em São Paulo

26/11/2019 04h00

O Flamengo ganhou a Libertadores ao derrotar o River Plate de virada no sábado e com isso garantiu presença na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que acontece em dezembro e terá como representante europeu o Liverpool, mesmo clube derrotado pelo time carioca em 1981.

Embora a torcida tenha feito até uma música "pedindo o mundo" em alusão ao Mundial, Mauro Cezar Pereira disse no nono episódio do podcast Posse de Bola que para os clubes sul-americanos a Libertadores é mais importante do que a competição que o Flamengo disputará em Doha, no Qatar.

"A Libertadores é mais importante, na minha opinião, para os clubes sul-americanos do que o Mundial. O Mundial é uma competição desigual onde você tem uma equipe europeia que tem uma condição econômica muito superior, a chance de triunfo é mínima. Não é a diferença que o Flamengo tem aqui para alguns clubes, a diferença é muito maior em termos de comparação", declarou Mauro Cezar.

"Eu sou contra, por exemplo, as pessoas que desmereceram o Grêmio em 2017 porque perdeu para o Real Madrid. Não dá para fazer melhor que aquilo. Jogar um pouco melhor até dá, mas ainda tinha o Cristiano Ronaldo. Aí é esvaziar uma grande conquista, ainda mais essa que o Flamengo obteve da maneira que aconteceu", completou o jornalista.

Desde que a Fifa passou a organizar o Mundial de Clubes anual, em 2005, apenas São Paulo, Internacional e Corinthians venceram entre os clubes sul-americanos. No período, o campeão da Libertadores não alcançou a final em quatro oportunidades, com as derrotas do Internacional para o Mazembe, em 2010, do Atlético-MG para o Raja Casablanca, em 2013, do Atlético Nacional, da Colômbia, para o Kashima Antlers, em 2016, e do River Plate para o Al Ain, dos Emirados Árabes, em 2018.

Embora a competição seja conhecida por não empolgar muito os clubes europeus, Mauro acredita que o técnico português Jorge Jesus é o primeiro interessado em uma conquista do Flamengo em Doha.

"Para ele é importante demais, é a chance de enfrentar um europeu. Mesmo que na Europa não tenha a mesma repercussão do Brasil, em Portugal vai ser muito grande e talvez na Espanha, outros lugares e vai ser muito importante para ele se conseguir vencer a equipe o Liverpool, se enfrentar o Liverpool, evidentemente, porque tem um jogo antes", disse o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.