Topo

Fla tem pautas urgentes no mercado para 2020, mas se concentra no Mundial

Técnico Jorge Jesus e Gabigol são as prioridades da diretoria para o próximo ano - Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo
Técnico Jorge Jesus e Gabigol são as prioridades da diretoria para o próximo ano Imagem: Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Flamengo conquistou a Libertadores e o Brasileiro. Agora, só tem o Mundial pela frente
  • O técnico Jorge Jesus tem contrato até maio e o atacante Gabigol até o fim do ano. Negociações devem acontecer ao término da temporada
  • Presidente Rodolfo Landim demonstra tranquilidade e afirma que ideia é manter time titular para 2020
  • Restante da equipe tem contratos mais longos e, até o momento, holofotes voltados à Gávea não causam preocupação

Passadas as celebrações pelas conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta aos trabalhos com o foco, dentro de campo, voltado ao Mundial de clubes. Fora dele, com duas pautas que se mostram mais urgentes, mas, de um modo geral uma certa tranquilidade em relação à próxima temporada.

Em meio a tanta festa, a permanência do técnico Jorge Jesus e do atacante Gabigol, dois protagonistas do Flamengo na temporada, ainda é uma incógnita. Para a diretoria, porém, não é que as negociações causem apreensão, por ora. O vínculo do treinador vai até maio e as negociações visando uma possível extensão devem acontecer apenas após a temporada acabar.

No caso de Gabigol, o Rubro-Negro já tem conversas alinhadas com a Inter de Milão, da Itália, que detém os direitos do jogador, mas com o próprio atacante também só estão planejadas para o fim do ano.

A diretoria tem ciência que, neste período, tanto Jorge Jesus quanto Gabigol podem receber propostas e, a partir daí, se tornarem ainda mais caros. Um exemplo disso é que, segundo a "Gazzetta dello Sport", a Inter de Milão deve aumentar a pedida pelo camisa 9 depois de ele ter sido o herói da conquista da América, com dois gols na final.

Por outro lado, o restante do time titular, que ganhou os holofotes após as boas atuações neste ano, tem contratos mais longos e, ao menos até o momento, não desperta preocupação na cúpula rubro-negra.

"Ter um time para dois ou três anos", inclusive, foi uma ideia do departamento de futebol quando desenhou o planejamento no começo do ano, segundo o presidente Rodolfo Landim."Acho que, neste último ano, tivemos uma demonstração de que os recursos poderiam ser melhor utilizados. Fizemos algumas contratações com um pouco mais de ousadia também, mas acho que acertamos em todas. Acertamos nos jogadores, acertamos no técnico", completou o dirigente, durante evento em que Jorge Jesus foi homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

"Não temos interesse em nos desfazer desses jogadores. Nível de acerto [nas contratações] elevadíssimo. Temos contratos [com alguns] até 2021. A intenção é mantê-los, essa é a ideia."

Com o título nacional assegurado com quatro rodadas de antecedência —ganhou no domingo sem nem sequer entrar em campo—, a comissão técnica e elenco podem dedicar atenção total ao Mundial, que começa no dia 11, com estreia rubro-negra marcada para o dia 17. Até por isso, a equipe que vai enfrentar o Ceará, amanhã (27), ainda é uma incógnita.