Topo

Copa RS sub-20 é desfalcada por quinteto e recebe europeus pela 1ª vez

Palmeiras vai estrear com time reserva e Cruzeiro fica de fora por problemas financeiros - Fabio Menotti/Palmeiras
Palmeiras vai estrear com time reserva e Cruzeiro fica de fora por problemas financeiros Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/11/2019 12h00

Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo estão fora da Copa RS sub-20, que antigamente era chamada de Campeonato Brasileiro sub-20. O torneio, organizado pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol) desde 2006 começa no próximo sábado (30) rivalizando com a final do Brasileirão da categoria e com a presença inédita de clubes da Europa.

A final do Campeonato Brasileiro, entre Flamengo e Palmeiras, fará o time alviverde abrir o torneio no Rio Grande do Sul com reservas. Os titulares devem atuar a partir da segunda rodada.

Midtjylland, da Dinamarca, e Hammarby, da Suécia, foram os convidados que toparam o desafio. A lista de convites disparados pela FGF envolveu Benfica, Porto, Barcelona, Tottenham, PSG e Roma.

"Convidamos vários clubes, mas o calendário deles é apertado neste período do ano. De toda forma, a presença dos dois times é um passo importante para o campeonato", disse Francisco Novelletto, presidente da FGF até o final do ano e vice eleito da CBF. "Fizemos contato com eles por meio de empresários brasileiros com mercado na Europa", completou.

As equipes europeias ficarão sediadas em Porto Alegre - o campeonato também tem sede na Serra Gaúcha. O time sueco está no grupo A com Grêmio, River Plate, Nacional-URU e Corinthians. O clube dinamarquês faz parte do grupo B com Internacional, Talleres-ARG, Atlético-MG e Nacional-COL.

Na lista de 20 clubes ainda constam equipes do Uruguai, Argentina e Colômbia. Atlético Nacional de Medellín e América de Cali também marcam o debute dos colombianos no torneio. O Cruzeiro não jogará a Copa RS sub-20 por problemas financeiros, conforme revelou a coluna De Primeira. As demais equipes brasileiras preferiram dar enfoque na preparação dos times para a Copa São Paulo de juniores, que começa em janeiro.

Confira os 20 participantes da Copa RS sub-20

América de Cali
Athletico

Atlético-MG

Corinthians

Defensor-URU
Estudiantes
Fluminense
Grêmio
Hammarby
Independiente

Internacional
Midtjylland

Nacional-COL

Nacional-URU
Palmeiras

Peñarol

Racing-ARG

River Plate

Talleres

Vasco