Topo

"O Flamengo tem que respeitar, não é assim não", diz Sport sobre 87

Flamengo conquistou os títulos da Libertadores e do Brasileiro no último fim de semana - Sérgio Moraes/Reuters
Flamengo conquistou os títulos da Libertadores e do Brasileiro no último fim de semana Imagem: Sérgio Moraes/Reuters

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

25/11/2019 18h27

Resumo da notícia

  • Flamengo vem se proclamando hepta brasileiro nas redes sociais
  • CBF, por sua vez, afirmou que considera o Flamengo hexa brasileiro
  • Milton Bivar, presidente do Sport, pediu respeito ao Fla e ameaça ir à Justiça
  • "O Flamengo tem que respeitar as instituições. Só isso", disse Bivar

A conquista do Campeonato Brasileiro de 2019 pelo Flamengo, no último domingo (24), reacendeu a discussão entre rubro-negros e levantou a seguinte questão: o clube carioca é hexa ou hepta campeão? O impasse ocorre por conta do antigo debate em relação ao título de 1987.

Segundo publicou o UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu considerar o Flamengo hexacampeão brasileiro, respeitando assim a manifestação de março do ano passado do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Copa União de 1987, uma batalha judicial que se arrastou por anos e considerou o Sport como campeão nacional daquele ano.

Após ver o Flamengo se auto denominar heptacampeão nas redes sociais, o presidente do Sport, Milton Bivar, pediu que o clube carioca respeite as instituições e ameaça ir à Justiça. Ele ainda comentou o posicionamento da entidade máxima do futebol brasileiro ao considerar os cariocas hexa.

"Isso [posicionamento da CBF] é o que é a verdade, a realidade. É a parte legal. Afinal de contas, nós vivemos num país democrático aonde as instituições estão valendo ainda. Isso tem mais de 30 anos. Não é simplesmente você quer e você faz. O Flamengo está vivendo um bom momento, formou um bom time, foi campeão da Libertadores e agora quer ser campeão de tudo. Não é assim, não. Tem que respeitar as instituições. Só isso" disse.

O atual mandatário afirmou, inclusive, que o clube pernambucano estuda acionar o Flamengo na Justiça: "Enquanto a coisa ficar na esfera de torcedor, não tem problema nenhum. Eu não posso impedir o torcedor... Agora, quando a coisa parte para a questão institucional, aí nós vamos tomar providências".

Sport e Flamengo voltarão no ano que vem a disputar, juntos, a Série A do Brasileiro, uma vez que, na semana passada, o time pernambucano confirmou o retorno à elite após vencer a Ponte Preta por 2 a 1.