Topo

Mourinho fez churrasco e foi pra balada no Brasil quando era "anônimo"

Português veio ao Brasil em busca de reforços para o União Leiria, em meados de 2001 - Phil Noble/Reuters
Português veio ao Brasil em busca de reforços para o União Leiria, em meados de 2001 Imagem: Phil Noble/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/11/2019 04h00

José Mourinho está de volta e reestreou à frente do Tottenham contra o West Ham, no sábado, pela Premier League, sendo sua volta ao futebol um dos grandes assuntos da semana. A jornada do treinador, com ápice nos duelos diante de Pep Guardiola, viu a era moderna começar no Brasil. Em 2001, atrás de reforços, o português comeu churrasco, jogou pelada no interior do Rio Grande do Sul e até caiu na noite ao passar por uma balada gaúcha.

A odisseia de Mourinho pelo Brasil já virou conhecida, assim como a predileção por Porto de Galinhas para curtir as férias. Só que há 18 anos, o treinador rodou por um roteiro inusitado e com paradas atípicas. Tudo regado ao melhor estilo do 'Special One'.

O apelido, que em tradução livre significa "O Especial" foi criado pelo próprio português. Um ato que já resume bastante da personalidade do treinador.

José Mourinho - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

José Mourinho aterrissou no Brasil com Jorge Baidek, ex-zagueiro do Grêmio e empresário, para buscar reforços ao União Leiria. Em maio de 2001, na antiga colônia portuguesa, ele não descansou até encontrar reforços.

"Ele rodou muito, mas muito mesmo. Ficamos mais de duas semanas no Brasil e o Mourinho sempre foi meticuloso. Ele queria ver jogo ou treino, ouvir pessoas sobre o jogador e conversar com o jogador", conta Jorge Baidek, empresário de Mourinho à época.

O lusitano desceu em Porto Alegre e matou tempo até uma nova viagem. As horas foram vencidas com um churrasco gaúcho e uma pelada em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.

"Ele estava gripado, mas quando viu a gente se arrumando para jogar quis jogar junto", lembra Baidek. "Jogamos eu e ele atrás, numa quadra de futebol sete. Nem preciso dizer que ganhamos o jogo, né?", brinca o antigo zagueiro brasileiro. "Pensa num cara que não quer perder. É o Mourinho! Por isso ele ficou até dizendo pra gente o que fazer", se diverte João Mosman, dono da antiga quadra de futebol society que recebeu o treinador.

José Mourinho em sua apresentação como técnico do Tottenham - Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images - Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Imagem: Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Depois do jogo, a turma toda se deslocou para casa de Mosman e degustou um churrasco de ovelha. O prato típico do gaúcho ainda esteve presente em outros momentos da turnê pelo Sul.

"A gente fez um churrasco de ovelha a capricho, ele estava lá", lembra orgulhoso o anfitrião João Mosman. "O Mourinho comeu muito churrasco, mas gostou mesmo foi da picanha do meu restaurante", se gaba Chico Ongaratto, proprietário de uma churrascaria em Porto Alegre.

No dia seguinte, a turnê atrás de reforços levou o treinador até Caxias do Sul. Acomodado em uma cadeira do estádio Alfredo Jaconi, José Mourinho viu o Juventude vencer o Caxias por 1 a 0. O gol foi marcado por um dos alvos do técnico: Dauri. Além do centroavante veterano, Fernando era outro analisado. Nenhum dos dois agradou e Mourinho virou o dia na esperança de ter melhor sorte ao ver o Gre-Nal, domingo, no estádio Beira-Rio. O problema é que os dois rivais usaram reservas e controlaram as energias num clássico que era para cumprir tabela.

José Mourinho se emociona em entrevista ao programa "El Chiringuito" - reprodução/El Chiringuito - reprodução/El Chiringuito
Imagem: reprodução/El Chiringuito

"Lembro que ele não gostou muito do jogo. E olha que ele gosta do futebol brasileiro", conta Jorge Baidek.

Antes de deixar Porto Alegre, a dupla percorreu um roteiro gastronômico clássico. Duas churrascarias tradicionais em menos de 24h. Houve, também, uma passadinha rápida pelo CT do extinto RS Futebol, projeto de Paulo Cesar Carpegianni na cidade de Alvorada, contígua a Porto Alegre. O local revelaria, meses depois, nomes como Naldo, ex-zagueiro do Wolfsburg-ALE e Thiago Silva, hoje no PSG.

O técnico ainda foi estrela de em uma festa no Dado Bier Pub, no bairro Passo D'Areia. Desconhecido da maioria dos presentes, ele ganhou cumprimentos ao ser apresentado aos frequentadores do local.

"De longe ele não chamava atenção, não é alto e nem imponente, mas quando me apresentaram a gente trocou ideia numa boa. Um cara sensacional, bem articulado. E eu me arrependo até hoje de não ter levado minha câmera para tirar uma foto", brinca Xicão Tofani, apresentador de um programa de celebridades no Rio Grande do Sul.

De Porto Alegre, José Mourinho foi até Fortaleza. A passagem pelo Ceará se justificou com os investimentos do presidente do União Leiria, à época dono de uma empreiteira com obras no local. O 'Special One' foi a treinos do Ceará em busca de reforços e novamente não gostou.

A viagem rendeu a contratação de Derlei, que estava no Madureira, e seguiu com Mourinho do União Leira para o Porto. Depois, o atacante ainda passou por Dinamo de Moscou e Benfica.

Se a gira de 2001 não encheu a mala de reforços, pelo menos fortaleceu o vínculo de José Mourinho com o Brasil. O treinador, agora no Tottenham, voltou ao país pelo menos mais duas vezes para assistir jogos e buscar jogadores. As férias, no litoral de Pernambuco, são bem mais numerosas. Mas em nenhuma outra viagem o roteiro foi tão inusitado como aquela pelo Rio Grande do Sul.