Topo

Flamengo vai jogar Supercopa da CBF em 2020 e vê conflito com pré-temporada

Jogadores do Flamengo comemoram título da Libertadores - Pilar Olivares / Reuters
Jogadores do Flamengo comemoram título da Libertadores Imagem: Pilar Olivares / Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/11/2019 21h40

Com os títulos da Libertadores e do Brasileirão, conquistados no mesmo final de semana, o Flamengo adicionou mais alguns compromissos na sua agenda. Por conta da conquista continental, o time conquistou o direito de disputar o Mundial de Clubes, em dezembro, e a Recopa Sul-Americana de 2020, ainda sem data confirmada. E graças ao título brasileiro, o Rubro-Negro também irá disputar a Supercopa do Brasil, em janeiro.

Essa competição vai abrir a temporada de 2020 com um duelo entre o Flamengo, campeão brasileiro, e o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil. Ainda sem local definido, o jogo está marcado para o dia 19 de janeiro.

Com isso, o Flamengo teria menos de um mês de férias e pré-temporada entre o final de seu calendário competitivo em 2019 e o início do próximo. Caso chegue à final do Mundial, o time entrará em campo no dia 21 de dezembro. Apenas 29 dias separam a competição da Fifa da competição que é uma novidade da CBF.

Com que time eu vou?

O Athletico-PR costuma não jogar o Campeonato Paranaense com seu time principal. Há alguns anos que o clube opta por disputar o estadual com uma equipe sub-23, deixando o elenco profissional numa "pré-temporada estendida" e focada em outras importantes competições. No caso de 2020, será a fase de grupos da Libertadores, que costuma começar em março.

O Flamengo pretende seguir uma estratégia semelhante no Campeonato Carioca e disputar o torneio com vários garotos da sua base. Com isso, fica a dúvida se os dois times irão jogar a Supercopa com seus times principais, encerrando precocemente a preparação da equipe, ou com seus aspirantes.

Não é um torneio novo

Apesar dos ares de novidade, a Supercopa do Brasil não é um formato inédito no calendário da CBF e nem na história do Flamengo.

A competição foi disputada no ano seguinte ao surgimento da Copa do Brasil. Em 1990, o Grêmio, campeão da primeira Copa, venceu o Vasco, campeão do Brasileirão no ano anterior. Em 1991, o Corinthians, vigente campeão brasileiro, bateu o Flamengo, campeão da Copa do Brasil.

Flamengo