Topo

Com gol de Firmino, Liverpool vence e segue líder da Premier League

Festa de Liverpool em cima do Crystal Palace - John Sibley/Reuters
Festa de Liverpool em cima do Crystal Palace Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/11/2019 13h54Atualizada em 23/11/2019 14h33

Neste sábado (23), o Liverpool visitou o Crystal Palace, no Selhurst Park, às 12h (horário de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Inglês e venceu por 2 a 1, com gols de Sadio Mané e do brasileiro Roberto Firmino. Wilfried Zaha descontou.

Os Reds lideram a Premier League com 37 pontos, uma vantagem de oito pontos em relação ao vice-líder, Leicester City. Já o Crystal Palace caiu para a 13ª posição, com 15 pontos.

A próxima rodada será no sábado (30) às 12h (horário de Brasília) para os dois times. Os confrontos serão Liverpool x Brighton, no estádio Anfield, em Liverpool; e Burnley x Crystal Palace, no estádio Turf Moor, em Burnley.

Mané, o carrasco do Palace

O senegalês, que estava apagado no primeiro tempo, acordou para o segundo. Deu um novo ritmo ao Liverpool, que entrou melhor no jogo. Em menos de cinco minutos pós-intervalo, o atacante apresentou perigo com um chute defendido por Guaiarda e em seguida, tentou de novo. O goleiro espalmou, a bola bateu na trave e depois entrou.

Esse foi o quinto gol de Sadio Mané em cima do Crystal Palace, desde sua chegada ao Liverpool.

Atuação do Crystal Palace

O Palace usou a vantagem de jogar em casa e conseguiu apertar o Liverpool no primeiro tempo do jogo. Algumas chances de gol vieram com Cahill e Ayew. Tomkins chegou a marcar um gol, que foi anulado pelo VAR. A marcação pesada funcionou para impedir o rival de marcar gol e se manteve superior.

O segundo tempo foi mais complicado e o Crystal sofreu um gol de Mané logo no começo. No final do jogo, Zaha balançou a rede de Alisson, sem chance nenhuma para o goleiro brasileiro. Apesar de ter melhorado no rendimento, a comemoração durou apenas dois minutos e se encerrou com o gol de Firmino.

Atuação do Liverpool

Com Salah no banco, os Reds já esperavam encontrar certa dificuldade ao jogar fora de casa contra o Crystal, mas mesmo assim, surgiu de Mané a primeira grande chance de abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, ao se livrar da marcação pesada dos donos do campo, o brasileiro Roberto Firmino também teve sua chance de gol, que foi barrada por Ayew.

Os Reds acordaram para o segundo tempo, e Mané ditou o ritmo de jogo com um gol atrapalhado aos quatro minutos. A partida seguiu equilibrada e veio o empate com gol de Zaha. Dois minutos depois, Firmino respondeu com o segundo gol.

História do jogo

A primeira grande chance do jogo veio somente aos 16 minutos, quando Mané foi lançado por Fabinho, apareceu nas costas da marcação, mas não conseguiu dominar a bola, que parou nas mãos de Guaiata. O Crystal não demorou a reagir e Cahill acertou o travessão de Alisson ao cabecear a bola.

A partida que começou equilibrada, passou a ter um leve domínio do time da casa. Tentativas dos dois lados foram criadas, com os dois goleiros trabalhando bem. A primeira metade do jogo caminhava para um término tranquilo, sem gols e sem cartões. Mas Tomkins balançou a rede de Alisson aos 43 minutos. Rapidamente, o VAR sinalizou uma falta de Ayew em Lovren no lance e o árbitro anulou o gol.

Os Reds voltaram com outra postura para o restante do jogo e Mané marcou um gol desengonçado aos quatro minutos. O goleiro espalmou, a bola bateu na trave e entrou. Roberto Firmino tentou o segundo, mas Guaiata fez uma incrível defesa. A partir disso, o jogo voltou a ficar equilibrado.

Com menos de dez minutos para o fim do jogo, o atacante Wilfried Zaha colocou o Crystal de volta ao jogo com um golaço. A resposta demorou apenas dois minutos e Roberto Firmino decidiu aos 40 do segundo tempo, que terminou com 50 minutos.

Torcida

Com o Park Stadium lotado, a torcida do Crystal Palace fez barulho em Londres diante da boa atuação do time, principalmente no primeiro tempo. Quando o juiz anulou o gol de Tomkins, os torcedores vaiaram. Com o gol do Liverpool e as tentativas de Firmino, uma tímida torcida dos Reds começou a cantar uma música para o brasileiro, que decidiu a partida. A torcida dos mandantes só voltou a cantar após o gol de Zaha, mas a festa durou pouco.

FICHA TÉCNICA
Crystal Palace 1 x 2 Liverpool

Data e Hora: 23 de novembro, 12h (horário de Brasília)
Local: Selhurst Park Stadium, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Michael Oliver
Auxiliares: Stuart Burt e Simon Bennet
Cartões amarelos: Fabinho (Liverpool)
Gol: Mané e Firmino (Liverpool); Zaha (Crystal Palace)

CRYSTAL PALACE: Guaiata; Ward (Martin Kelly), Tomkins, Cahill e Van Aanholt; Milivojevic, Kouyaté (Jeff Schlupp) e McArthur; Townsend, Zaha e Ayew (Christian Benteke). Técnico: Roy Hodgson.

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Handerson (James Milner) e Wijnaldum; Oxlade-Chamberlain (Divock Origi), Roberto Firmino (Joe Gomez) e Mané. Técnico: Jürgen Klopp.