Topo

Francês - 2019/2020

Neymar volta ao time após mês lesionado, e PSG vence Lille pelo Francês

Neymar em ação pelo PSG contra o Lille - Christian Hartmann/Reuters
Neymar em ação pelo PSG contra o Lille Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2019 18h36

O Paris Saint-Germain venceu o Lille por 2 a 0 hoje, no Parc des Princes, com gols dos argentinos Icardi e Di María. O jogo, válido pelo Campeonato Francês, teve Neymar como titular em seu retorno ao time após passar pouco mais de um mês afastado por uma lesão de grau 2 na coxa esquerda.

A equipe continua liderando a competição nacional com certa folga: são 33 pontos somados, 11 a mais do que o Olympique de Marselha, vice-líder com 22. Porém, vale destacar que o segundo colocado ainda não entrou em campo por esta 14ª rodada e pode diminuir a diferença.

A defesa fechada do Lille impediu Neymar de ter ações mais objetivas no ataque, mas sua presença foi importante. Bem marcado, o brasileiro atraiu a atenção dos rivais constantemente e, como consequência, abriu espaços para a infiltração dos companheiros de PSG.

Em níveis diferentes, isso pode ser notado nos dois gols da equipe parisiense. Aos 17 do primeiro tempo, Di María dominou a bola pela direita e tocou para Gueye, que cruzou para Icardi marcar. O argentino, bem posicionado, se deslocou livremente até a pequena área.

A proximidade de Neymar na jogada fez com que os defensores do Lille demorassem mais para tomar a decisão; os marcadores pareceram hesitar na dúvida entre o brasileiro e Icardi. Assim, o argentino saiu livre na cara do gol.

O placar foi ampliado aos 31 minutos, desta vez com participação maior de Neymar no lance. O camisa 10 carregou a bola pela esquerda, em direção ao centro e no meio de dois marcadores, e foi derrubado. A bola sobrou para Draxler, que lançou Di María pela direita.

Os atletas que marcavam Neymar já estavam longe demais para recompor a zaga, e, assim, Di María encontrou tranquilidade e chutou para o fundo da rede. O argentino, que é um dos destaques positivos do PSG na temporada, ainda ganhou um passe de letra de Neymar em outro lance.

Neymar foi substituído por Mbappé aos 20 minutos do segundo tempo. Foi possível ouvir vaias para o brasileiro no momento de sua saída, mas o Parc des Princes também cumprimentou o craque com aplausos. Já o francês, que tem relação melhor com a torcida, entrou amplamente ovacionado.

Em seu primeiro minuto em campo, Mbappé conseguiu uma de suas famosas arrancadas no campo de ataque e chutou para o gol, exigindo boa defesa do goleiro Maignan. Do outro lado, aos 30, Rémy perdeu uma oportunidade inacreditável de diminuir a diferença.