Topo

Sevandijas: entenda o que é termo pichado no muro do CT do Cruzeiro

Vocabulário mais culto chamou atenção em pichação no muro da Toca da Raposa II - Reprodução/Internet
Vocabulário mais culto chamou atenção em pichação no muro da Toca da Raposa II Imagem: Reprodução/Internet

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2019 12h40

Resumo da notícia

  • Vocabulário incomum foi utilizado em pichação na Toca da Raposa II
  • Termo é usado para deescrever parasitas, vermes ou pessoa que vive à custa de outras
  • Protesto acontecem um dia após torcedores organizados invadirem confraternização de atletas
  • Diretoria celeste vai solicitar que jogadores evitem festas neste final de ano

Insatisfeitos com o desempenho do Cruzeiro nesta reta final do Brasileirão, torcedores do clube picharam os muros da Toca da Raposa. Nas frases contra a diretoria e jogadores, chamou muita atenção o termo "sevandijas". Mas afinal, o que significa essa palavra, tão pouco utilizada no meio do futebol?

O substantivo utilizado, segundo os dicionários, é uma "designação extensiva a todos os animais imundos e parasitas". Sevandija também pode ser utilizado para descrever uma "pessoa que vive à custa de outrem, parasita" ou "pessoa vil, desprezível, patife". No protesto da torcida celeste, o termo foi utilizado com a intenção de atacar eventuais atletas/diretores acomodados com o momento ruim do clube.

As pichações na Toca da Raposa acontecem um dia após outra confusão envolvendo torcedores e jogadores. Na madrugada de terça para quarta-feira, membros de uma torcida organizada invadiram uma confraternização onde alguns atletas comemoravam o aniversário da esposa de Dedé, na região da Pampulha. Na noite de ontem, a diretoria do clube informou que irá solicitar aos jogadores que evitem festas nessas últimas e decisivas semanas da temporada.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, a palavra "sevandija" é um substantivo e não um adjetivo. O erro foi corrigido.