Topo

Grêmio mantém otimismo em renovação de Renato Gaúcho, mesmo após ameaça

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/11/2019 04h00

O Grêmio segue confiante na permanência de Renato Gaúcho, mesmo após declaração em tom de ameaça sobre investimentos para o próximo ano. O UOL Esporte apurou que as conversas entre o treinador e a diretoria prosseguem e geram otimismo nos dois lados. É possível, inclusive, que a prorrogação de vínculo seja anunciada antes das férias.

Renato deixará Porto Alegre em 9 de dezembro, logo depois da última rodada do Campeonato Brasileiro. Do Rio, se confirmada a renovação, vai acompanhar as tratativas do Grêmio no mercado da bola.

O ultimato público feito no domingo, após a derrota para o Flamengo, não afetou a relação entre a alta cúpula e o treinador. Nem mesmo o atrito entre o departamento de futebol e o CEO, Carlos Amodeo, motivação por trás da ameaça, incomoda os dirigentes no que diz respeito ao futuro de Renato Portaluppi.

As conversas entre treinador e diretoria seguem centralizadas em Romildo Bolzan Jr., presidente gremista. E são quase diárias. Nelas, a dupla conversa sobre mudanças no elenco. O Grêmio quer reduzir a folha salarial, conforme mostrou a coluna De Primeira, e para isso sugere a liberação de reservas com vencimentos elevados. Além de desejar mais atletas da base do elenco principal. Renato quer reforços para o time titular, nomes incontestáveis.

Um novo encontro, fora dos papos de dia a dia no CT Presidente Luiz Carvalho, deve ocorrer na próxima semana. Depois do jogo com o Palmeiras, domingo (24), em São Paulo, o Grêmio enfrenta o Athletico, em Curitiba. E na sequência, recebe o São Paulo.

Ao longo da semana, a dupla já tem tratado do planejamento para o próximo ano. Incluindo nomes desejados do mercado e estratégia para o início da temporada, com pré-temporada em Porto Alegre e as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho.