Topo

Futebol feminino


Após encontro, criança deficiente agradece zagueira: "Você lançou exemplo"

Bebê de um ano e meio sem o antebraço encontra a zagueira Carson Pickett, do Orlando Pride - Reprodução/Twitter/BeckyBurleigh
Bebê de um ano e meio sem o antebraço encontra a zagueira Carson Pickett, do Orlando Pride Imagem: Reprodução/Twitter/BeckyBurleigh

Do UOL, em São Paulo

19/11/2019 17h12

Com um ano e meio de idade, o pequeno Joseph Tidd ficou conhecido mundo afora após uma foto sua com a zagueira do Orlando Pride, Carson Pickett, viralizar. Os dois nasceram sem o antebraço esquerdo e estrelam um vídeo da Fifa tratando da representatividade no esporte: "Graças a você não preciso nunca me ver como alguém diferente", diz o garotinho.

O vídeo, divulgado nas redes sociais da Fifa, mostra diversas cenas de Joseph em tarefas do dia a dia e Carson em partidas pelo Pride na NWLS (sigla da liga nacional de futebol feminino nos EUA). Também há imagens de encontros entre os dois, com a voz do menino ao fundo como se estivesse lendo uma carta.

"Quando as pessoas disseram que você é diferente, que você não conseguiria, que não seria capaz, duvidaram de você te dizendo para desistir dos seus sonhos. Você nunca quis esse tipo de atenção, ter uma deficiência, ser especial. Sei que não foi fácil para você sem heróis para se espelhar, não foi como eu... Você lançou o exemplo de que tudo é possível porque você está vivendo seus sonhos, mostrando que o jeito como você nasceu não precisa definir quem você vai se tornar", diz a criança.

O garotinho ainda a chama de "super-heroína" e diz que, quando se sente em dúvida sobre algo, pensa na jogadora.

"Vejo as pessoas torcendo pela zagueira Carson Pickett do Orlando, e não pela jogadora com uma mão só. No campo ninguém te vê como diferente, obrigada por defender quem já foi definido como diferente".

O primeiro encontro entre os dois foi registrado em julho deste ano, durante uma partida do Pride. A dupla passou a frequentar programas de TV nos EUA e também esteve na premiação de melhores do ano da Fifa.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas

Futebol feminino