Topo

Futebol


Grêmio pode bater recorde, mas precisa vencer Fla pela primeira vez em 2019

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/11/2019 04h00

O Grêmio recebe o Flamengo hoje (17) pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro sem clima de revanche pela semifinal da Libertadores. Ainda assim, o jogo na Arena do Grêmio é a última chance para o time de Renato Gaúcho vencer o rubro-negro em 2019. Até aqui, os gremistas amargam três duelos com no máximo um empate. Ganhar também fará a equipe bater recorde particular de vitórias na era dos pontos corridos.

Grêmio e Flamengo se enfrentam às 16h (horário de Brasília).

No Campeonato Brasileiro de pontos corridos, disputado de 2003 para cá, o Grêmio jamais enfileirou seis vitórias consecutivas. Atualmente, o time tem cinco êxitos seguidos: Botafogo, Vasco, Internacional, CSA e Chapecoense.

Nos anos de 2008, 2013 e 2015 o Grêmio chegou a vencer cinco jogos do Brasileirão consecutivamente. Mas nunca chegou a sexta vitória. Agora, a chance existe.

Vencer o Flamengo vale aproximação ao Santos, que empatou com o São Paulo no sábado. A diferença antes da rodada era de oito pontos e pode cair para seis. Um triunfo também vai encerrar a seca da temporada no que diz respeito aos duelos particulares com o Flamengo.

Até aqui, o Grêmio perdeu duas vezes e empatou outra. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, levou 3 a 1. Na Libertadores, buscou 1 a 1 em casa e depois foi engolido no histórico 5 a 0.

"São jogos difíceis contra o Flamengo, uma equipe muito difícil de se enfrentar. Eles vivem um grande momento. A gente sabe que pode perder a qualquer momento, mas eles também. É buscar fazer grandes jogos, temos mais três em casa. Que a gente esteja concentrado", disse Alisson, meia-atacante do Grêmio.

Para o moral também vale. Mesmo que o Grêmio, em uníssono, combata o clima de revanche, existe a sensação de que ganhar no reencontro pode ajudar a superar o trauma vivido no 5 a 0. Assim, o jogo contra o Flamengo vale. E muito.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLAMENGO

Data e hora: 17/11/2019 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Globo (menos para SP, BA e PE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Manis (SP) e Anderson Coelho (SP)
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Maicon, Darlan (Michel), Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Renê; Piris, Diego e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Vitinho e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

Errata: o texto foi atualizado
O texto dizia que a diferença do Santos para o Grêmio antes da rodada era de nove pontos e pode cair para seis, mas a diferença era de oito. A informação foi corrigida.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.

Futebol