Topo

Mesmo sem sequência garantida, Mancini ajuda a planejar 2020 do Atlético-MG

Vagner Mancini durante empate do Atlético-MG com o Cruzeiro - Bruno Cantini / Atlético
Vagner Mancini durante empate do Atlético-MG com o Cruzeiro Imagem: Bruno Cantini / Atlético

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Vagner Mancini não tem sequência para 2020 garantida. No entanto, já auxilia a diretoria no planejamento para 2020
  • Treinador do Galo cuida da inserção de jovens da base no profissional e da rotação do elenco para aproveitar quem não atua com frequência
  • Treinador aguarda somente o time se salvar do rebaixamento matematicamente para dar mais atenção ao planejamento para o ano seguinte

Vagner Mancini sabe que é improvável a sua sequência como treinador do Atlético-MG em 2020. Mesmo ciente de que não deve permanecer no cargo, ele participa ativamente do planejamento da próxima temporada ao lado do diretor Rui Costa.

No trabalho feito pelo técnico, há pontos relevantes, como a inserção de jovens da base no time profissional e a rotação do elenco para aproveitamento de jogadores que não atuam com frequência.

Embora participe ativamente do planejamento para a próxima temporada, Vagner Mancini não tem manutenção no clube garantida. O comandante ignora este fator e admite que já ajuda o departamento de futebol a fazer escolhas visando a temporada seguinte.

"Independente de estar aqui ou não, essa é uma obrigação do treinador. Assim que chegarmos a esse número de pontos [43], temos que buscar a segunda meta, que é buscar uma pré-Libertadores. Aí a gente vai montar uma estratégia diferente para os jogos, talvez com um time mais ofensivo. E em paralelo a isso, é uma obrigação minha começar a montar a equipe de 2020", disse.

"Acho que essa é uma obrigação do técnico. Isso tem que estar inserido dentro do planejamento da equipe. Se eu sou o técnico do Atlético, tenho que pensar dessa forma. É importante também falar da base. Eu vi o sub-20, fiquei muito entusiasmado com o que vi, não só em termos de organização, mas também com peças individuais. Isso tudo faz parte de um processo, do qual eu faço parte. A gente tenta eliminar a chance de queda no sábado e começa a pensar no planejamento 2020", acrescentou.

Um dos fatores que evidencia a formatação do elenco feita por Vagner Mancini é a promoção da dupla formada por Marquinhos e Bruninho. Os jogadores chegaram ao time profissional por opção do técnico. Ambos são usados com frequência e podem até atuar como titulares no jogo de hoje, às 19h, diante do Fluminense, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão 2019.