Topo

Alemanha se classifica para Euro com goleada por 4 a 0

Alemanha x Belarus: Matthias Ginter comemora gol da Alemanha nas eliminatórias da Euro 2020 - Ina Fassbender/AFP
Alemanha x Belarus: Matthias Ginter comemora gol da Alemanha nas eliminatórias da Euro 2020 Imagem: Ina Fassbender/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2019 18h36

A Alemanha venceu Belarus por 4 a 0 na tarde de hoje (16) pela nona rodada das eliminatórias da Euro 2020. Com a vitória alemã, mais o empate em 0 a 0 entre Holanda e Irlanda do Norte, os tetracampeões mundiais estão classificados para a fase final do torneio europeu. A partida foi realizada no Borussia-Park, na cidade de Mönchengladbach, e foi marcada pelo domínio quase total dos alemães, com pequenos sustos dos bielorussos.

O resultado da outra partida do grupo C deixou condições favoráveis para a Alemanha se classificar em um jogo com lances bonitos, muitos chutes ao gol e com a equipe alemã sem dar moleza em busca da qualificação. Toni Kroos marcou dois, Ginter marcou um e Goretzka também fez o seu.

A rodada classificou com antecedência Alemanha e Holanda. A equipe alemã com 18 pontos na tabela, em primeiro lugar no grupo, e a Holanda ficou com 16. Mesmo com a qualificação definida, a equipe alemã enfrentará os norte irlandeses na próxima terça-feira (19), mesmo dia em que Holanda enfrentará a Estônia.

No grupo C, Belarus e Estônia e Irlanda do Norte não conseguiram classificar nessas eliminatórias.

Pressão total

O resultado faz jus à atuação da equipe alemã que pressionou o adversário desde o começo. Aos três minutos de jogo Goretzka recebeu livre um cruzamento de Klostermann - o qual foi essencial para construir jogadas no primeiro tempo - mas a bola foi para fora.

Tentando a construção de jogada de ligação direta, Belarus deu o primeiro susto com chute de Laptev para Kovalev. Antes do bandeirinha marcar o impedimento do meia, o goleiro Neuer defendeu com segurança.

Com 74% de posse bola, foram 4 finalizações alemãs ainda aos 15 minutos do primeiro tempo colocando o goleiro bielorusso para trabalhar. Os donos do jogo não pararam de pressionar, Toni Kroos, Werner e Gnarby ficaram muito perto de marcar.

Teve bomba de Kroos segurada pelo goleiro Gutor, bolas no lado de fora da rede por Gnarby, Gundogan, e novamente Toni Kroos. Houve chutes por cima do gol, e mais defesas do goleiro de Belarus totalizando 23 finalizações alemãs no primeiro tempo.

Os bielorussos deram mais um susto grande. Nekhajchik chegou pela esquerda e soltou uma bomba na direção de Neuer que fez uma bela defesa de mão trocada.

Aos 40 minutos, finalmente uma finalização da Alemanha entrou, e Ginter marcou com toque de letra após troca de passes da equipe e cruzamento certeiro de Gnarby.

Eles querem mais

O segundo tempo não começou diferente. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio aos 4 minutos, Goretzka bateu de primeira e marcou mais um para a Alemanha. O terceiro veio aos 9 minutos com um chute de Kroos na boca da área que deixou o defensor do gol bielorusso imóvel.

Novamente poucos sustos de Belarus. Kovalev, que cabeceou uma para fora, e Igor Stasevich foram os que mais avançaram, mas sem sucesso. O atacante bielorusso Lisakovich entrou no segundo tempo e fez algumas tentativas. Nekhajchik também tentou uma bomba no gol, mas o goleiro Neuer defendeu.

Belarus começou a reagir, chegou mais na área e sofreu um pênalti em Nekhajchik. Stasevich bateu e o goleiro Neuer não deixou entrar, tirando as poucas esperanças de marcar de Belarus.

A equipe alemã não parou, aos 37 finais Kroos marcou mais um e garantiu a classificação alemã.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado, o estádio Borussia-Park, local do jogo, fica em Mönchengladbach, e não em Dortmund. O erro foi corrigido.