Topo

Estudo aponta Flamengo com 99% de chance de conquistar título do Brasileiro

Flamengo está perto de conquistar o título do Brasileiro - Bruno Baketa/AGIF
Flamengo está perto de conquistar o título do Brasileiro Imagem: Bruno Baketa/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/11/2019 20h06

Apesar do empate com o Vasco, ontem (14), no Maracanã, o Flamengo continua muito próximo da conquista do título do Campeonato Brasileiro. De acordo com estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), a equipe rubro-negra tem 99% de chances de ser campeão.

A equipe da Gávea lidera a competição com 78 pontos, 11 a mais que o Palmeiras, segundo colocado. O duelo entre Fla e Vasco foi válido pela 34ª rodada, antecipado por conta da final da Libertadores, que acontece dia 23, em Lima, no Peru, quando a equipe rubro-negra encara o River Plate, da Argentina.

Antonio Neto, analista do Esporte em Números da FGV EMAp, aponta que os comandados do técnico Jorge Jesus podem fazer história no clube da Gávea.

"Essa pontuação é suficiente para o Flamengo ter o melhor aproveitamento desde 2003 (quando começaram os pontos corridos). Caso se confirme, o Flamengo teria aproveitamento superior aos 79,3% do time capitaneado por Zico em 1982, logo após a conquista do título mundial. O rubro-negro carioca tem 2,2% de superar os 94 pontos e estabelecer o aproveitamento recorde de todos os tempos", disse.

Ainda segundo os matemáticos da FGV EMAp, a maior probabilidade é que o Palmeiras consiga pontuação final entre 75 e 81 pontos, e, no segundo caso, seria o recorde do próprio clube no Brasileiro.

Felipe Melo comemora segundo gol do Palmeiras em vitória sobre o São Paulo pelo Brasileirão 2019 - Bruno Ulivieri/AGIF - Bruno Ulivieri/AGIF
Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

"O Palmeiras tem 10,7% de terminar o campeonato com 81 pontos ou mais, o que o faria ser campeão em qualquer outra edição do campeonato brasileiro desde 2003. Caso mantenha o aproveitamento desde que Mano Menezes assumiu o Palmeiras (77%), o Palmeiras chegará a 80 pontos, o que o faria ser campeão na maioria das últimas edições (com exceção de 2015 e 2016). Se conseguir 81 pontos, o Palmeiras irá superar o recorde do próprio clube no Brasileirão", explica Antonio Neto.

Os números indicam ainda que o Santos pode chegar a 72 pontos, o que faria ele ser o melhor vice em edições anteriores do Campeonato Brasileiro. Atualmente, mas que o deixa longe da taça atualmente. O Peixe ocupa a terceira colocação.

Pituca pula sobre Soteldo em comemoração de gol do Santos contra o Botafogo - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

"O Santos tem 0,8% de chances de alcançar 81 pontos. A equipe tem aproximadamente 69% de chances de superar os 72 pontos, pontuação esta que o faria ser o melhor vice-campeão de todas as edições anteriores (o faria até mesmo ser campeão em algumas das edições anteriores)", analisa Moacyr Alvim.

Caso o Flamengo tivesse vencido o clássico com o Vasco, havia a possibilidade de assegurar o título já neste fim de semana.