Topo

Distantes no profissional, Fla e Vasco mantém rivalidade 'intacta' na base

Vai ter Fla x Vasco hoje (13) na base também: rivais se enfrentam pelo 1º jogo da final do Carioca sub-20 - Marcelo Cortes / Flamengo
Vai ter Fla x Vasco hoje (13) na base também: rivais se enfrentam pelo 1º jogo da final do Carioca sub-20 Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Flamengo e Vasco se enfrentam hoje (13), às 21h30, no Maracanã, pela Série A do Brasileiro
  • Mais cedo, às 10h, os rivais se enfrentam no estádio Luso-Brasileiro pelo 1º jogo da final do Carioca sub-20
  • Clubes têm rivalizado em nível de igualdade nas divisões de base com títulos de ambos os lados e confrontos equilibrados

A diferença em termos de resultados esportivos entre Flamengo e Vasco fica evidente ao se comparar os objetivos de cada equipe no clássico de hoje (13), às 21h30, no Maracanã. Enquanto o Rubro-Negro busca uma vitória para deixar cada vez mais perto o título brasileiro, o Cruzmaltino tenta confirmar de vez a permanência na Série A. Porém, no que tange às divisões de base, a rivalidade segue intacta e disputada em nível de igualdade.

Considerando somente o sub-20, nos últimos dez anos, os rivais se enfrentaram 24 vezes, com nove vitórias do Flamengo, oito do Vasco e sete empates. Nesta quarta-feira, às 10h, como "preliminar" do jogo dos profissionais, os clubes se enfrentam pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca da categoria no estádio Luso-Brasileiro. O Rubro-Negro foi o campeão da Taça Guanabara e o Cruzmaltino da Taça Rio.

Anteriormente, eles já haviam decidido o torneio OPG (Octávio Pinto Guimarãe) com os flamenguistas saindo como campeões.

Paralelamente, ambos são semifinalistas do Campeonato Brasileiro sub-20, após o Vasco terminar como líder da fase de turno. Nas partidas de ida, o Flamengo venceu o Corinthians fora de casa, por 2 a 1, e o Cruzmaltino empatou com o Palmeiras em 1 a 1, também em São Paulo, deixando grandes as possibilidades de que façam mais uma final.

Na Copa do Brasil sub-20, ambos foram semifinalistas, mas o Rubro-Negro perdeu para o Cruzeiro e o Vasco, para o Palmeiras, que se sagrou campeão do torneio. Vale lembrar ainda que, no ano passado, o Flamengo foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e neste ano o Vasco foi o vice ao perder para o São Paulo na decisão.

Na categoria sub-17, o Flamengo foi campeão brasileiro e vice-carioca. Já o Cruzmaltino foi semifinalista da Copa do Brasil. E na categoria sub-15, o Vasco foi campeão carioca invicto, conquistando a Taça Guanabara e a Taça Rio.

Vasco encara clássico como "final"

Cientes das diferenças entre os clubes em termos financeiros e esportivos atualmente, os jogadores do profissional do Vasco estão encarando o clássico de hoje como uma "final". Na avaliação do zagueiro Oswaldo Henríquez, por exemplo, uma vitória sobre o rival poderá ser considerada como um "título" para o elenco.

"Vamos encarar essa partida com tudo o que significa para a história do Vasco da Gama. É um jogo grande. Um momento que todos precisam ganhar. Representaria um título para nós ganhar deles. Estão sem perder tem tempo. É um desafio", avaliou o colombiano.

Fla mantém rivalidade na arquibancada

Embora esteja atravessando um momento melhor, a torcida do Flamengo não esquece do Vasco. Nas músicas de provocação, é o Cruzmaltino o rival carioca lembrado.

Em uma das canções mais cantadas, por exemplo, o clube de São Januário é citado em um efeito de comparação: "Nós queremos respeito. E comprometimento. Isso aqui não é Vasco. Isso aqui é Flamengo".

Em outros momentos, os gritos de "Mengooo" são seguidos de xingamentos ao ex-presidente vascaíno Eurico Miranda, que faleceu no início deste ano.

Torcida do Vasco tem procura tímida

Com o setor Sul a seu dispor, a torcida do Vasco teve uma procura bem tímida por ingressos até ontem (12). Pouco mais de mil ingressos foram comprados. Já os flamenguistas adquiriram cerca de 44 mil entre os bilhetes disponíveis para os demais setores.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho (Reinier), Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Ricardo Graça (Werley) e Danilo Barcelos; Richard, Raul e Marcos Júnior; Rossi, Ribamar e Marrony (Felipe Ferreira). Técnico: Vanderlei Luxemburgo