Topo

Brasileirão - 2019

OPINIÃO

Blogueiros: Por que Palmeiras "deve", e Santos tem dever cumprido em 2019

Mano Menezes durante empate entre Palmeiras e Corinthians - Cesar Grecco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano Menezes durante empate entre Palmeiras e Corinthians Imagem: Cesar Grecco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em Santos (SP)

12/11/2019 16h39

Resumo da notícia

  • Palmeiras e Santos seriam líderes do Brasileiro em outras edições
  • Flamengo faz campeonato espetacular e tem boa vantagem na ponta
  • Palmeiras e Santos devem ser cobrados pela pouca competitividade?
  • Talvez façam campanhas tão boas porque o Fla os obriga", diz Juca
  • Beting: "Muito mais mérito do Fla do que demérito de Palmeiras e Santos"

Com os 67 e 64 pontos que somam em 32 rodadas de Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Santos ocupariam a primeira posição da tabela em outras edições da competição nacional. A diferença é que, em 2019, o Flamengo não está para brincadeira. O clube carioca acumula 77 pontos (80% de aproveitamento) e tem incríveis 24 vitórias - cinco a mais que os rivais paulistas.

Com esse cenário em mente... Palmeiras e Santos merecem ser elogiados pela grande campanha e devem aceitar que o Flamengo está em outro patamar, ou ambos têm de ser cobrados pela pouca competitividade com o time carioca? Fizemos essas perguntas aos blogueiros do UOL Esporte, que, no geral, acreditam que o Alviverde tem de ser cobrado pelo elenco que tem, ao contrário do clube da Vila Belmiro.

ANDRÉ ROCHA

O Palmeiras deve ser cobrado pelo desempenho, até mesmo em jogos que venceu. Para o tamanho do investimento é pouco. O Flamengo está sendo um choque de realidade. O Santos falhou mesmo nas competições de mata-mata, com eliminações precoces. No Brasileiro chegou ao limite e, se o Palmeiras vacilar, pode ir além com uma surpreendente segunda colocação.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Palmeiras ficou devendo, Santos não. Pelo investimento, e pelo grupo montado poderia seguir fazendo frente ao Flamengo até o fim do campeonato. Santos fez mais do que se esperava pelo elenco que tem. Claro que isso não diminui o tamanho da gigantesca campanha do Flamengo.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Epa! Competitivos eles são. Mas talvez só façam campanhas tão boas porque o Flamengo os obriga. Como o coelho que puxa os atletas nas provas de atletismo. Com a diferença de que o Flamengo não para antes do fim da competição.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Têm que ser cobrados, principalmente o Palmeiras que tem um elenco melhor. Sampaoli fez milagre nesse Santos limitado. O Palmeiras deveria estar jogando melhor, mas culpo a diretoria que não teve um bom ano em contratações e novamente trocou de técnico no meio do campeonato. Não é sempre que vai dar certo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO BETING

Mal comparando, é como a Premier League do ano passado. O Liverpool foi o maior vice-campeão da história do Inglês e de qualquer campeonato. O Liverpool de 18/19 teria sido campeão 105 vezes em 119 anos de Campeonato Inglês. Então, não é demérito dele, é muito mérito do Manchester City. Como esse ano é muito mérito do Flamengo e, sim, infelicidade de Palmeiras e Santos de terem campanhas históricas, porém, com um grande campeão. Aliás, o Santos deu azar também em 2003, quando pegou o Cruzeiro do Alex e do Luxemburgo, que fez uma campanha espetacular e venceu aquele Santos, que era um grande Santos - havia sido campeão em 2002 e seria em 2004. Aliás, como o próprio Palmeiras. O que o Palmeiras está fazendo agora nenhum outro clube fez na história de 71 para cá, e mesmo de 59. Claro que teve o Santos pentacampeão da Taça Brasil, o São Paulo tricampeão do Brasileirão, mas nenhuma equipe bateu campeã em 2016, vice em 17, campeã em 18 e possivelmente vice em 19. Se isso vier a acontecer, é a primeira vez que um time é campeão, vice, campeão, vice. É claro que tem mérito. Você pode dizer que o planejamento deu errado, mas é muito maior o mérito do Flamengo do que demérito de Palmeiras e Santos. O que dá para dizer também é o time do Jorge Jesus elevou tecnicamente o patamar, taticamente, em montagem de elenco, aproveitamento dos principais jogadores... Aí é uma outra questão. Mas detonar Palmeiras e Santos, jamais.

Leia o blog do Mauro Beting.

MAURO CEZAR

O Santos está além do esperado, não há o que cobrar. O Palmeiras, pelo contrário.

Leia o blog do Mauro Cezar.

PERRONE

São situações diferentes. O Santos faz mais do que poderia se esperar por seu nível de investimento. Com o Palmeiras a conversa é outra. Pelo que gastou nos últimos anos e pela qualidade de seu elenco tinha a obrigação de fazer uma disputa mais equilibrada com o Flamengo. A direção alviverde precisa diagnosticar o que impediu resultados melhores e fazer as mudanças necessárias. Autocrítica dos cartolas é fundamental para esse processo funcionar.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Diante dos elencos que possuem, acho que o Santos deve estar muito satisfeito e o Palmeiras muito insatisfeito. O time de Sampaoli é tecnicamente inferior a Flamengo, Palmeiras e até São Paulo e joga um futebol que dá gosto de ver. Já o grupo palmeirense, ao menos no papel, é até mais completo que o rubro-negro e prática um futebol feio e bem inferior ao de seus dois companheiros do topo da tabela (Fla e Santos).

Leia o blog do Renato Maurício Prado.