Topo

"Rejeitado" pela seleção na Copa, Fabinho brilha contra City de Fernandinho

Fabinho marcou o primeiro gol do Liverpool na partida contra o City - Paul Ellis / AFP
Fabinho marcou o primeiro gol do Liverpool na partida contra o City Imagem: Paul Ellis / AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2019 16h08

Liverpool x Manchester City talvez seja o jogo que mais interessante no futebol mundial atualmente. E também merece uma atenção especial de Tite e do público brasileiro. Quatro jogadores selecionáveis estavam em campo no Anfield na vitória por 3 a 1 do Liverpool, pela 12ª rodada do Campeonato Inglês. E vale destacar a atuação dos dois volantes: Fabinho e Fernandinho. Porém, por motivos bem diferentes.

Fabinho tem uma relação complicada com a seleção brasileira. Apesar de ser titular absoluto no meio campo dos Reds, Fabinho teve poucas oportunidades com Tite. De 2015 até aqui, ele soma apenas 10 jogos com a amarelinha, todas por amistosos.

Na partida de hoje, ele foi fundamental para a construção da vitória do Liverpool. Fabinho abriu o placar com apenas cinco minutos de jogo, aproveitando a sobra de bola do chute de Salah com um belo chute de fora da área. Além disso, ele acertou 83% dos passes e foi essencial no setor defensivo do time, vencendo 10 divididas.

Já Fernandinho é figurinha carimbada nas convocações da seleção. Ele coleciona 53 jogos com a camisa amarela e esteve presente nas últimas edições de Copa América e Copa do Mundo. É bastante contestado pela torcida, principalmente pela sua atuação nas duas eliminações brasileiras nos mundiais.

Hoje, no Anfield, Guardiola optou por colocá-lo como zagueiro, ao lado de Stones. Teve uma atuação apagada e não conseguiu interceptar o cruzamento que resultou no segundo gol do Liverpool. O brasileiro perdeu a bola 15 vezes durante todo o jogo.

Fernandinho e Fabinho - Phil Noble / Reuters - Phil Noble / Reuters
Fernandinho teve partida apagada, enquanto Fabinho teve grande atuação pelo Liverpool
Imagem: Phil Noble / Reuters

Para os próximos dois amistosos da seleção brasileira (contra Argentina, no dia 15, e Coreia do Sul, no dia 19), Tite optou por dar uma chance por Fabinho e deixou Fernandinho de fora da lista. Caso seja escalado, será a primeira vez que ele atuará como titular neste ano. Ele soma apenas 39 minutos de jogo nos três amistosos que jogou em 2019.

Com a vitória de hoje, o Liverpool chega a 34 pontos, a seis de vantagem sobre o vice-líder Leicester e alcança a melhor campanha da história do Campeonato Inglês na 12ª rodada. O Manchester City é o quarto colocado com 25 pontos.