Topo

Flamengo completa um turno sem derrotas e reencontra seu último algoz

Gilberto comemora diante de Diego Alves após marcar pelo Bahia sobre o Flamengo - Felipe Oliveira / EC Bahia
Gilberto comemora diante de Diego Alves após marcar pelo Bahia sobre o Flamengo Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Bahia foi o último time que venceu o Flamengo no Brasileiro
  • Desde esse tropeço, rubro-negros somaram 16 vitórias e dois empates na competição
  • Lateral-esquerdo Filipe Luís vestiu a camisa rubro-negra pela primeira vez no revés em Salvador
  • Jorge Jesus e Rafinha estão suspensos pelo cartão amarelo. Auxiliar João de Deus comanda o time, e Rodinei assume a vaga

Na ponta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo soma bons resultados e vai se aproximando do título. Hoje (10), a equipe encara o Bahia, às 18h, no Maracanã, e tem a chance de dar o troco em seu último algoz.

No dia 4 de agosto, a equipe de Jorge Jesus foi até a Fonte Nova e voltou com um revés por 3 a 0, naquela que foi a pior derrota do Fla na competição. De lá para cá, no entanto, Jesus e seus comandados somaram 16 vitórias, dois empates e consolidaram a liderança.

O jogo contra os tricolores marcou a estreia de Filipe Luís e o Fla vê o desgaste mental como um adversário extra naquela tarde. Dias antes, a equipe havia arrancada a classificação (nos pênaltis) contra o Emelec (EQU), pelas oitavas da Libertadores, o que teria, de acordo com a avaliação interna, prejudicado o rendimento em Salvador.

Filipe Luís - Felipe Oliveira / EC Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Filipe Luís estreou contra o Bahia
Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Outros fatores à parte, os baianos são alvos de elogios por parte dos rubro-negros. Questionado sobre os adversários mais duros que encarou, o "Mister" colocou o adversário de hoje em uma seleta lista de equipes:

"Há muitas equipes fortes. O Santos é taticamente muito forte. O Corinthians, defensivamente, também. Várias equipes me impressionaram, como o Bahia".

Além de devolver o resultado do turno, o Flamengo encara a partida como decisiva em seu planejamento de embarcar para a decisão continental com a situação mais folgada possível em âmbito nacional. Antes de encarar o River Plate (ARG), dia 23, em Lima (PER), os rubro-negros ainda pegam Vasco e Grêmio.

"O tempo vai ficando mais curto e é normal que a ansiedade vá subindo. Estamos chegando perto do fim e queremos chegar na última jornada campeões. Isso mexe com a torcida, com os jogadores, com o treinador, mas temos experiência", completou o português.

O treinador não terá a chance de vencer os tricolores em campo. Suspenso pelo terceiro amarelo, ele está fora do jogo e a equipe será comandada pelo auxiliar João de Deus. Sem Rafinha, fora pela mesma razão, Rodinei deverá ocupar a vaga entre os titulares.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO x BAHIA

Data e hora: 10/11/2019, às 18h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Marí e Renê; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Vitinho (Reinier); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: João de Deus

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Flávio, Gregore e Marco Antônio (Guerra); Artur, Élber e Gilberto. Técnico: Roger Machado