Topo

São Paulo

Criador e criatura: SPFC tem pela frente mais um rival com legado de Diniz

Técnico Fernando Diniz comanda treinamento do São Paulo no CT da Barra Funda - Marcello Zambrana/AGIF
Técnico Fernando Diniz comanda treinamento do São Paulo no CT da Barra Funda Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Diniz comandou recentemente o Fluminense, que ganhou do SPFC na quinta, e o Athletico, adversário de hoje
  • Com o legado deixado pelo treinador, Fluminense e Athletico têm sistemas de jogo parecidos com o do São Paulo
  • Partida entre São Paulo e Athletico será disputada hoje, a partir das 16h, no Morumbi
  • Treinador teve um aproveitamento ruim no Paraná e também foi demitido após resultados abaixo do esperado no Rio de Janeiro

O São Paulo foi surpreendido pelo Fluminense, em pleno Morumbi, na última quinta-feira. Comandado por Fernando Diniz, o Tricolor paulista, que gosta de dar prioridade para a posse de bola, foi envolvido pelo adversário e chegou a ficar até seis minutos sem encostar na redonda na derrota por 2 a 0. A preocupação é que o rival nesta rodada do Campeonato Brasileiro tem características parecidas com o algoz do último jogo. Hoje (10), a partir das 16h, novamente em casa, o time de Daniel Alves tem pela frente o Athletico, mais um oponente com o legado deixado pelo treinador são-paulino.

Coincidentemente, o time das Laranjeiras e os paranaenses foram dirigidos por Fernando Diniz recentemente. No início de 2019, o técnico era o responsável pelo Fluminense e, sem alcançar os resultados esperados e pressionado, acabou sendo demitido em agosto. Ainda assim, ele deixou uma herança no Rio de Janeiro e é elogiado pelo elenco.

Já no ano passado, ele era o técnico do Athletico. Em 21 partidas, ele somou cinco vitórias, sete empates e nove derrotas - com 34% de aproveitamento. Vale destacar que o treinador ainda estava no banco de reservas quando viu o São Paulo quebrar um tabu histórico, ao ganhar dos paranaenses pela primeira vez na Arena da Baixada.

Tal rendimento foi o pior de um treinador no time de Curitiba nos últimos dez anos - apenas Roberto Fernandes, em 2008, com 28,8% de aproveitamento, tinha sido pior. Ainda assim, Diniz é muito benquisto e avaliado no Athletico. O presidente do conselho deliberativo, Mário Celso Petraglia, por exemplo, não esconde o carinho pele técnico e mantém as portas abertas do clube para ele.

Para muitos, Diniz é o responsável por deixar de herança para Tiago Nunes uma equipe bem montada, que conquistou a Copa Sul-Americana. Agora, sob a gestão de Eduardo Barros, o toque de bola ainda é referência. Ou seja, mais uma vez, o São Paulo pode novamente enfrentar um time que atue com uma estrutura parecida com a imposta pelo treinador.

Ficha técnica

São Paulo x Athletico

Data: 10 de novembro de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro, 32ª rodada
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Andrea Izaura Maffra de Sá (ambos de RJ)
VAR: Rodrigo de Miranda (RJ)

São Paulo: Tiago Volpi, Daniel Alves, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Jucilei (Luan), Tchê Tchê e Igor Gomes; Antony, Pablo e Vítor Bueno (Pato). Técnico: Fernando Diniz.

Athletico: Santos; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Camacho e Thonny Anderson; Nikão, Rony e Marcelo Cirino. Técnico: Eduardo Barros.

São Paulo