Topo

Real Madrid

OPINIÃO

Blogueiros: Rodrygo já é uma realidade ou só caminha e precisa de calma?

Rodrygo comemora gol do Real Madrid contra o Galatasaray - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Rodrygo comemora gol do Real Madrid contra o Galatasaray Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Do UOL, em Santos (SP)

09/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Rodrygo marcou três na goleada por 6 a 0 sobre o Galatasaray, pela Champions
  • Ex-santista empilhou ao menos seis marcas históricas com os gols marcados
  • Atacante já é uma realidade ou ainda é cedo e ele precisa de calma?
  • "Ele ainda vai oscilar e enfrentar desafios", diz Renato Maurício Prado
  • "Rodrygo é ótima promessa. Por enquanto...", alerta Juca Kfouri

Com três gols e uma assistência, o ex-santista Rodrygo brilhou no Santiago Bernabeu na quarta-feira (6) e foi o grande destaque do Real Madrid na goleada por 6 a 0 sobre o Galatasaray, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

Aos 18 anos, o atacante - que fez sua quarta partida como titular do Real Madrid - se tornou o brasileiro mais novo da história a marcar na Champions League, superando Marquinhos (19 anos e quatro meses), do Paris Saint-Germain.

Os três gols ainda levaram Rodrygo a superar, somente em 43 dias, o que Vinícius Júnior atingiu na primeira temporada no clube. Há nem dois meses da estreia com gol diante do Osasuna, em 25 de setembro, ele chegou aos cinco tentos com o Real. Em toda temporada passada, o ex-flamenguista anotou quatro.

Com tudo isso - e outras marcas quebradas -, já é possível dizer que Rodrygo é uma realidade no Real Madrid? Ou ele só caminha e ainda precisa de calma? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles disseram:

ANDRÉ ROCHA

É óbvio que nem sempre será assim, a transição nunca é simples e as oscilações são mais que compreensíveis. Mas Rodrygo sempre se mostrou acima da média, especialmente dentro das valências que são importantes no mais alto nível. Com inteligência e personalidade, qualquer adaptação fica mais fácil.

Mas sem pressa, nem julgamentos definitivos. Apenas os elogios merecidos por uma atuação de gente grande com uma camisa pesadíssima dentro do maior torneio de clubes do planeta. Não é pouco.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Rodrygo tem duas qualidades indispensáveis pra se firmar como grande nome do futebol mundial: talento e comprometimento. Ainda é cedo pra se falar em realidade, ela chega com sequência e desafios vencidos.

Leia o blog Lei em Campo.

BOLÍVIA

Ele nem precisa ser uma realidade, ainda é um menino. Chegou muito bem, não sentiu o peso da camisa e meteu um hat-trick na Champions. Mas é bom a imprensa não botar mais pressão do que o moleque já tem. O Vinicius Jr começou bem, titular, depois caiu. Acho que possíveis oscilações serão normais.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

Devagar com o andor. Lembremos do começo da carreira de Gabriel Jesus e o que ele fez pela Seleção nas eliminatórias. Rodrygo é ótima promessa. Por enquanto...

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Se um jogador se transforma em titular do Real Madrid, ele tem de ser considerado uma realidade. Se essa realidade, essa fotografia do momento, vai se sustentar, vai crescer, só o tempo dirá.

Que ele tem qualidade, a ponto de ser titular do maior clube do mundo, isso não se discute. Mas é preciso calma, ainda não dá para saber qual será o tamanho dele no futebol europeu e na seleção brasileira.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Acho que nos importamos muito com idade no futebol atualmente. Fulano precisa amadurecer, beltrano não está pronto. Balela. Rodrygo joga muito, está tendo boas atuações em um dos maiores clubes do mundo e tem que jogar, inclusive na seleção brasileira. É uma realidade. Tomara que Tite o mantenha nas próximas listas para jogar as eliminatórias.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Rodrygo é uma realidade. Fez três gols pelo Real Madrid e isso é para poucos. E já havia feito sua história no Santos. Mas, qual é o tamanho desta realidade? Até onde pode chegar. É bom esperar, torcendo os dedos. Porque o vir a ser de Rodrygo promete ser mais do que ele já é.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

A realidade de Rodrygo hoje é a de um jovem talentoso num momento arrasador jogando na elite da Europa. Mas, aos 18 anos, é natural que ele passe por instabilidades. Sua caminhada está no começo. Tratá-lo como novo fenômeno do futebol mundial já consolidado é prematuro e prejudicial ao desenvolvimento do garoto.

Leia o blog do Perrone.

PVC

Aos 18 anos, um grande jogador é sempre uma promessa. Zico, Romário, Rivaldo não tinham nem sequer estreado. Ele vai ser gigante. Vinicius Junior também. Um passo por vez.

Leia o blog do PVC.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Fazer três gols num jogo da Liga dos Campeões, com 18 anos, é um feito espetacular e inédito. Mas é preciso ter calma com Rodrygo. Ele ainda vai oscilar e enfrentar desafios e adversários bem mais fortes que o Galatasaray. Tem tudo para se tornar um supercraque. Mas ainda é apenas um jovem com potencial espetacular.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Real Madrid