Topo

Atlético-MG

Sensação do Galo foi reprovada no Vasco e queimou etapas até o profissional

Marquinhos comemora gol do Atlético-MG contra o Goiás - Fernando Moreno/AGIF
Marquinhos comemora gol do Atlético-MG contra o Goiás Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

08/11/2019 04h00

Marquinhos fez um dos gols do Atlético-MG na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na última quarta-feira (6), no Mineirão. O jogador é a sensação do time na reta final de Campeonato Brasileiro, mas a sua história não é tão conhecida pelo público.

Natural de Cajari, no Maranhão, o atacante foi descoberto por Samu Sales, ex-jogador profissional, em 2014. Com a ideia de agenciar atletas, ele foi ao Nordeste para assistir ao garoto.

O empresário logo se encantou com o que viu e o levou para o Rio de Janeiro, seu estado natal. A primeira oportunidade foi em uma peneira no Vasco da Gama.

"Nós o levamos ao Vasco, há cinco anos. Na ocasião, ele teve a chance de jogar no juvenil, mas o Vasco estava vivendo um período instável e ainda era momento de férias, entre dezembro e janeiro. Pediram para ele voltar depois de alguns meses. Aí decidimos não ficar lá", conta Samu Sales ao UOL Esporte.

Marquinhos ficou na casa do agente por um período para não ter que voltar ao Maranhão. A ideia era que ele passasse a treinar com o intuito de tentar um novo teste em breve. A chance apareceu no Atlético-MG graças à proximidade do agente com André Figueiredo, diretor das categorias de base do clube à época. Em pouco tempo, ele se tornou uma dos destaques da base e sempre foi tratado como uma grande promessa.

"Levei ao Atlético, porque tinha alguns jogadores lá na base e conhecia o André [Figueiredo], diretor da base na ocasião. Quando eles viram o menino, quiseram ficar com o jogador na hora", relata Samu Sales.

Em pouco tempo, Marquinhos já despertou a atenção da comissão técnica profissional do Galo. Não à toa teve a sua primeira chance entre os profissionais em 2017, aos 17 anos. O jovem, no entanto, não estava pronto para uma sequência maior, o que só aconteceu dois anos mais tarde, depois de um empréstimo à Chapecoense e mais algumas experiências nas divisões de base.

Ainda assim, o garoto queimou etapas para chegar ao elenco profissional. O planejamento traçado pela cúpula, ainda no início do ano, era usá-lo somente em 2020.

"No início do ano, a gente se reuniu para conversar sobre o planejamento de 2019. A ideia era que ele ganhasse mais tempo na base e aparecesse em um ou outro jogo no profissional, visando a transição completa em 2020. Mas parece que as coisas mudaram e ele já está treinando com o time principal há algum tempo. Ele pulou algumas etapas", comentou o agente.

Marquinhos tem contrato até dezembro de 2021 com o Galo. A ideia da diretoria é se reunir com o estafe do jogador para renovar o vínculo ao fim da atual temporada.

Atlético-MG