Topo

Maldonado diz que Flamengo é melhor que super Cruzeiro de 03: "Consagrados"

Maldonado defendeu o Cruzeiro de 2003 e depois também jogou pelo Flamengo - Fábio Borges/ VIPCOMM
Maldonado defendeu o Cruzeiro de 2003 e depois também jogou pelo Flamengo Imagem: Fábio Borges/ VIPCOMM

Marcello De Vico e Vanderlei Lima

Do UOL, em Santos (SP)

08/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Maldonado acredita que o Fla atual faria frente ao Cruzeiro de 2003
  • Volante fez parte do super Cruzeiro de 2003 e depois jogou pelo Fla
  • "Tenho 100% de certeza que o Flamengo vai ganhar o Brasileiro", diz
  • Maldonado vê o meia Éverton Ribeiro como o 'grande cara' do time

Em 2003, o Cruzeiro liderado pelo meia Alex e comandado por Vanderlei Luxemburgo encantou o Brasil com um futebol vistoso, ofensivo e, ao fim da temporada, também muito vitorioso. O time entrou para a história com a Tríplice Coroa - Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro - e até hoje é lembrado quando o assunto é futebol bonito.

Naquele ano, os comandados de Luxa alcançaram incríveis 100 pontos em 46 partidas no Campeonato Brasileiro. Além de Alex, o time contava com outros grandes jogadores que certamente ainda estão na ponta da língua dos cruzeirenses. O time-base da temporada tinha Gomes; Maurinho/Maicon, Cris/Luisão, Edu Dracena/Thiago Gosling e Leandro; Maldonado, Augusto Recife/Felipe Melo, Wendel/Zinho e Alex; Aristizábal/Márcio Nobre e Mota (Deivid).

Mas será que o atual Flamengo de Jorge Jesus faria frente ao esquadrão montado por Luxemburgo na década passada? Para responder essa pergunta, o UOL Esporte conversou com o chileno Claudio Maldonado, um dos destaques da equipe de 2003 e que, mais tarde, também chegou a defender o Flamengo - entre 2009 e 2012. E na opinião do volante, a resposta é positiva.

"Eu acho que sim, pelo investimento que o Flamengo fez. Naquela época, o Vanderlei assumiu o Cruzeiro em 2002 e, na metade do ano, ele começou a formar um time, mas que não era para chegar a ganhar alguma coisa. Nesse período ele começou a preparar o time para 2003, que não tinha a qualidade dos jogadores que o Flamengo tem hoje em dia", analisa Maldonado.

Maldonado marca Neymar durante partida entre Flamengo e Santos, no Engenhão - Fernando Maia/UOL - Fernando Maia/UOL
Imagem: Fernando Maia/UOL
"Naquela época, a gente tinha jogadores mais novos e que não conheciam muito a mídia, ao contrário do Flamengo, que tem jogadores com muita qualidade: Everton Ribeiro, Gabigol, Diego, Bruno Henrique, jogadores que já são consagrados. Então, eu vejo uma diferença enorme do Flamengo, que fez um investimento muito alto para que pudesse ter algum retorno, ter algum sucesso, e está mostrando que isso está dando certo", acrescenta.

Na visão de Maldonado, o Flamengo atual vem conseguindo mostrar o que dele é esperado, ao contrário de outros times do Rubro-Negro que, apesar de contar com grandes nomes, não teve sucesso dentro de campo.

"O Flamengo sempre teve bons jogadores, bons times, em 97 ou 98... O Flamengo teve um time só de craques, como Denílson, Romário e muito mais, só que o time não conseguiu mostrar tudo aquilo que a gente esperava. E esse Flamengo de agora está mostrando o resultado que todo mundo esperou sempre, um Flamengo muito mais organizado, muito mais de qualidade e com jogadores já com uma certa experiência que está aproveitando tudo isso. O momento do Flamengo, hoje, com certeza é muito melhor que o de antigamente", opina.

"Tenho certeza que o Flamengo ganha o Brasileiro"

Hoje, o Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 74 pontos, oito a mais que o Palmeiras, segundo colocado. Mas segundo o ex-jogador, hoje com 39 anos, o título nacional de 2019 já tem dono. E é rubro-negro.

"Tenho 100% de certeza que o Flamengo vai ganhar o Campeonato Brasileiro, até porque a diferença de pontos que já tirou para o segundo colocado é bastante, e isso acontecer no Brasileiro é muito difícil. E quanto à Libertadores, posso garantir que o Flamengo tem grande chance de levar a taça também", analisa.

Quem é o cara do Flamengo?

"Eu gosto muito do Everton Ribeiro, da qualidade dele. Ele se movimenta o tempo inteiro do meio pra frente, é um cara que procura o jogo, e o momento dele é muito bom. Acho que o momento dele e do Flamengo são espetaculares", completa.