Topo

Grêmio chega a quatro vitórias seguidas e vira 'alvo' após entrar no G4

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2019 04h00

O Grêmio não para de vencer. Com o placar de 2 a 1 sobre o CSA, o time de Renato Gaúcho chegou à quarta vitória consecutiva pelo Campeonato Brasileiro. A consequência é lugar entre os quatro primeiros colocados, algo inédito na temporada e obtido mais cedo do que em 2018. A satisfação por estar no G4, aos poucos, dá lugar à consciência de que o time agora se tornou caça.

Dono de 53 pontos, o Grêmio passa a ser o clube perseguido por São Paulo, Corinthians e Internacional - outros candidatos a vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2020.

"Todo mundo quer o G4, o Grêmio também. O Grêmio chegou, chegou em um momento importante do campeonato. É reta final, são sete jogos. Quem está atrás quer ultrapassar o Grêmio, a gente sabe disso. Entrar no G4 é uma coisa, se manter é outra totalmente diferente", disse Renato Gaúcho.

No ano passado, o Grêmio terminou o Brasileirão justamente em quarto lugar. Mas a posição foi conquistada somente na 33ª rodada, após vitória por 2 a 1 diante do Vasco, na Arena. À época, o lugar no topo da tabela veio no número de vitórias (16 contra 15). E o adversário direto era o mesmo de agora, o São Paulo.

Agora, a quarta posição é fruto da pontuação. O Grêmio acumula vitórias diante de Botafogo, Vasco, Internacional e CSA. Durante a partida contra o time de Alagoas, ouviu a confirmação da derrota do São Paulo para o Fluminense, 2 a 0 em pleno Morumbi. Com isso, viu o caminho ficar aberto pela vaga no G4.

Antes da 31ª rodada, o Grêmio de 2019 havia ocupado no máximo o quinto lugar na tabela. Reflexo do uso de reservas em muitos jogos por conta da concorrência com os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores. Agora, resta apenas o Brasileiro, tal como no ano passado.

O Grêmio, na atual edição do campeonato, também inclui Corinthians e Inter no páreo. Mesmo que a distância para eles seja maior, cinco e sete pontos, respectivamente.

O time de Renato Gaúcho volta a campo diante da Chapecoense, domingo, em Chapecó.