Topo

Palmeiras

Mano atinge patamar de Jesus no Palmeiras e segura disparada do Flamengo

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 04h00

O Palmeiras mostrou outra vez que ainda está na briga o com o Flamengo pelo título do Brasileirão. A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco ontem (6), em São Januário, fez o técnico Mano Menezes chegar a um aproveitamento de 80% à frente da equipe alviverde e novamente impedir que o rubro-negro amplie a disparada na tabela.

O desempenho é superior ao de Jorge Jesus no comando do time rubro-negro - contando jogos de Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Quando a conta se resume apenas ao campeonato nacional, Jesus leva vantagem.

Com Mano, o Palmeiras soma 11 vitórias, três empates e uma derrota em 15 jogos. O Flamengo, por sua vez, atuou 29 vezes com Jesus. O aproveitamento é de 77,1% - nem mesmo uma vitória da equipe hoje contra o Botafogo, pela 31ª rodada, fará o desempenho ser superior ao do técnico palmeirense. No Brasileirão, o aproveitamento da equipe de Jesus é de 85,5%, com 17 vitórias, três empates e uma derrota em 21 duelos.

Com a vitória sobre o Vasco o Palmeiras atingiu a marca de 66 pontos e diminuiu a vantagem para o Flamengo para cinco pontos. A equipe rubro-negra, porém, pode retomar hoje a distância da rodada anterior. O jogo contra o Botafogo será no Nilton Santos, às 20h.

As campanhas de Flamengo e Palmeiras são históricas. Com 71 pontos, time carioca tem a maior pontuação depois de 30 rodadas disputadas. Já o Palmeiras seria líder em 14 das 16 edições dos pontos corridos.

Mano Menezes - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Mano Menezes chegou à marca de 15 partidas como treinador do Palmeiras
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Somente dois times tinham mais de 66 pontos na ponta após 31 rodadas: o Fluminense, em 2012, com 69 pontos, e o Corinthians, em 2015, com 67. Nos dois anos em que foi campeão brasileiro no sistema de pontos corridos, a equipe alviverde tinha pontuação inferior à atual mesmo na liderança.

Em 2016, o time era líder com 64 pontos após 31 jogos. Na temporada passada, a primeira colocação era garantida com 63 pontos conquistados.

Mano celebrou a boa fase ao fim do jogo contra o Vasco. O treinador ressaltou a importância do elenco que recebeu ao chegar no clube e frisou que tem conseguido manter um estilo de jogo.

"Estamos com 80% de aproveitamento, é muito alto, estamos com uma campanha excelente, só não melhor que o líder. Vamos fazer uma nossa parte. É para entregar um jogo assim, uma campanha boa para, se pudermos ser campeão, vamos fazer uma pontuação alta e todos vão entender que é dentro da normalidade", ressaltou Mano após o 11º triunfo do time sob seu comando.

Confira os números de Mano e Jesus

Mano Menezes no Palmeiras (só Brasileirão)
15 jogos
11 vitórias
3 empates
1 derrota
36 pontos em 45 possíveis
80% de aproveitamento

Jorge Jesus no Flamengo (total)
29 jogos
20 vitórias
7 empates
2 derrotas
67 pontos em 87 possíveis
77,1% de aproveitamento

Jorge Jesus no Flamengo (só Brasileirão)
21 jogos
17 vitórias
3 empates
1 derrota
54 pontos em 63 possíveis
85,7% de aproveitamento

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o jogo entre Botafogo e Flamengo será no Nilton Santos e não no Maracanã. O erro foi corrigido.

Palmeiras