Topo

Brasileirão - 2019

Fla e Palmeiras podem fazer até o vice superar melhor campeão da história

Rodrigo Caio, do Flamengo, comemora seu gol com Bruno Henrique durante partida contra o Goiás  - Heber Gomes/AGIF
Rodrigo Caio, do Flamengo, comemora seu gol com Bruno Henrique durante partida contra o Goiás Imagem: Heber Gomes/AGIF

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 12h02

Com sete rodadas para o final, o Campeonato Brasileiro promete marcar a história da competição nacional. O ritmo da ponta da tabela é tão forte, que não só o campeão, mas até o vice pode ter a melhor campanha da era - o terceiro também tem remota oportunidade. Se mantiverem o alto desempenho até o encerramento do torneio, Flamengo e Palmeiras podem bater o Corinthians de 2015, dono da melhor pontuação da era dos pontos corridos com 20 clubes, independentemente de quem for campeão, já que o segundo colocado também é capaz de atingir a façanha.

No ano de 2015, o Corinthians ergueu a taça do Brasileiro com 81 pontos somados e um aproveitamento de 71%. Com isso, a equipe alvinegra se tornou o maior campeão dos pontos corridos desde que foram fixados 20 times em disputa na competição.

Atualmente, o líder Flamengo tem 71 pontos, com aproveitamento já de 79%, ou seja, superior ao Corinthians de 2015. Até o fim do torneio nacional, os cariocas podem alcançar a pontuação de 95 no total, já que ainda há 24 em disputa - hoje o Rubro-Negro duela contra o Botafogo, no Engenhão.

Após a vitória de ontem sobre o Vasco, o Palmeiras chegou aos 66 pontos, com um aproveitamento de 71%, igual ao Corinthians de 2015. A agremiação comandada pelo técnico Mano Menezes ainda pode alcançar os 87 pontos até o encerramento do Brasileirão. Ou seja, mesmo que não ganhe todos os jogos, e faça apenas 16 dos 21 que disputará, já pode ultrapassar o Corinthians de Tite.

O Santos também pode conquistar tal façanha com o segundo lugar, embora seja mais difícil, já que o Alvinegro soma 61 pontos, com aproveitamento de 66%, e precisa vencer todos os jogos restantes até o fim do Brasileiro para chegar aos 82 no total.

Cruzeiro 2003 também pode ser passado em aproveitamento

É importante ressaltar, no entanto, que no que diz respeito a aproveitamento, a melhor campanha da história dos pontos corridos é o do Cruzeiro de 2003, mas em um Campeonato Brasileiro disputado com 24 times. Na época, o clube mineiro alcançou 100 pontos, com aproveitamento de 72,5%. Portanto, em questões de rendimento, Flamengo e Palmeiras também podem bater a campanha da Raposa, embora não possam chegar a mais de 100 pontos, por terem disputado oito rodadas a menos.

O Flamengo entra em campo hoje, às 20 horas (de Brasília), para encarar o Botafogo, no estádio Nilton Santos. Já o Palmeiras, após vencer o Vasco e ficar a cinco pontos do líder, encara o rival Corinthians no sábado (9), às 19 horas, no Allianz Parque.

"Estamos com uma campanha excelente, só não melhor que o líder. Vamos fazer uma nossa parte. É para entregar um jogo assim, uma campanha boa para, se pudermos ser campeão, vamos fazer uma pontuação alta e todos vão entender que é dentro da normalidade", ressaltou o técnico Mano Menezes após o 11º triunfo do time sob seu comando.

Confira os times do Brasileirão 2019 que podem passar o Corinthians 2015:

Flamengo (79%) - 71 pontos + 24 em disputa = pode chegar a 95
Palmeiras (71%) - 66 pontos + 21 em disputa = pode chegar a 87
Santos (66%) - 61 pontos + 21 em disputa = pode chegar a 82

Maior pontuação e desempenho com 20 times nos pontos corridos
Corinthians 2015 (71%) - 81 pontos em 38 jogos

Melhor desempenho nos pontos corridos
Cruzeiro 2003 (72,5%) - 100 pontos em 46 jogos