Topo

Eto'o sobre a Bola de Ouro: "Os jogadores africanos não são respeitados"

O jogador Samuel Eto"o - AFP / Kirill KUDRYAVTSEV
O jogador Samuel Eto'o Imagem: AFP / Kirill KUDRYAVTSEV

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 17h26

O ex-atacante Samuel Eto'o declarou hoje em entrevista para a AFP que "os jogadores africanos não são respeitados" na premiação Bola de Ouro, que escolhe o melhor jogador do futebol europeu do ano.

A última (e única) vez que um jogador africano levou a estatueta foi George Weah, em 1995, como atleta do Milan. "A mídia ocidental domina os africanos e, portanto, influencia. O objetivo de Messi é mais apreciado. Jogadores africanos não são apreciados. Eles não têm valor devido", disse Eto'o.

Tricampeão da Liga dos Campeões, o camaronês teve uma carreira de destaque principalmente no Barcelona, mas nunca conquistou a Bola de Ouro. Porém, ele afirma que não guarda mágoa por não ter levantado o prêmio.

"Não, porque eu ganhei muitos troféus e para mim eles equivalem à Bola de Ouro. Mas eu lamento os mais jovens que chegaram depois da minha geração", disse o ex-jogador, se referindo à ausência do senegalês Sadio Mané e do egípcio Mohamed Salah no pódio do FIFA Best.

Na opinião de Eto'o, a dupla do Liverpool é a favorita na disputa da Bola de Ouro, cuja votação termina amanhã. "Seria uma oportunidade para a África vê-los no pódio e, caso consigam vencer, não seria chocante para ninguém".