Topo

Rodrygo faz hat-trick pelo Real e empilha ao menos 6 marcas históricas

Rodrygo, atacante do Real Madrid, marcou três vezes na partida contra o Galatasaray, pela Liga dos Campeões - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Rodrygo, atacante do Real Madrid, marcou três vezes na partida contra o Galatasaray, pela Liga dos Campeões Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

06/11/2019 18h58

Resumo da notícia

  • Atacante marcou três vezes hoje (6), pela fase de grupos da Liga dos Campeões
  • Agora são cinco gols em quatro partidas como titular; ele furou a fila com Zidane
  • O "Raio" também é o 3º mais jovem do Real a marcar em torneios europeus
  • Mais uma: é o brasileiro mais novo a fazer gol na Liga dos Campeões
  • O ex-santista só fica atrás de Raúl como mais jovem hat-trick da história

Aos 18 anos, o atacante Rodrygo fez hoje (6) sua quarta partida como titular do Real Madrid, clube que defende desde junho. Pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o brasileiro brilhou: fez três gols e deu uma assistência na goleada por 6 a 0 sobre o Galatasaray, em Santiago Bernabéu.

Blog do Julio Gomes: por que detonar Vinicius Júnior para elogiar Rodrygo?

O garoto, que já havia feito história no futebol sul-americano, pelo Santos, como mais jovem a fazer gol na Copa Libertadores, agora empilha marcas positivas na Europa. Ele se tornou o brasileiro mais novo da história a marcar na Champions League, superando Marquinhos (19 anos e quatro meses), do Paris Saint-Germain. Ele tem 18 anos e 301 dias - completa 19 em 9 de janeiro de 2020.

O "Raio" ainda alcançou outras marcas positivas com o desempenho diante do Galatasaray:

  • É o jogador mais jovem a fazer um hat-trick "perfeito" (gols de direita, esquerda e cabeça) na história da Liga dos Campeões, superando Mbappé;
  • É o segundo jogador mais jovem a fazer um hat-trick pelo Real Madrid, atrás somente de Raúl, em 1995;
  • É o terceiro jogador mais jovem a marcar pelo Real em competições europeias, atrás de Raúl e Juan Planelles;
  • Marcou o segundo "doblete" (dois gols) mais rápido da história do Real Madrid, uma marca de Amberes em 1957;
  • Marcou o "doblete" em menor tempo de jogo da história da Liga dos Campeões, em 6 minutos e 14 segundos.

Três minutos após marcar seu segundo gol no Bernabéu, que foi de cabeça com cruzamento de Marcelo, Rodrygo viu a torcida pedir que ele cobrasse um pênalti sofrido por Kroos. O brasileiro poderia se tornar autor do hat-trick mais rápido da história da Champions, mas Sergio Ramos foi quem cobrou e marcou. O brasileiro acabou marcando o terceiro aos 47 minutos do segundo tempo.

Marcelo e Rodrygo - Susana Vera/Reuters - Susana Vera/Reuters
Marcelo abraça Rodrygo após duas assistências para gols hoje (6)
Imagem: Susana Vera/Reuters

O jogo de hoje foi o quarto de Rodrygo como titular do Real Madrid, segundo pela Liga dos Campeões. Agora com cinco gols marcados, ele mostra que furou a fila na preferência do técnico Zidane. Ele tem menos minutos jogados do que todos seus concorrentes na ponta-direita (por vezes, ele inverte com Hazard). Nomes como Lucas Vázquez, James Rodriguez, Isco, Jovic e mesmo o compatriota Vinicius Júnior perderam espaço para o "Raio". As participações efetivas renderam a Rodrygo capas de jornal na Espanha.

Rodrygo já estreou no Real Madrid mostrando seu cartão de visitas, em setembro: ele marcou contra o Osasuna o gol mais rápido de um estreante pelo clube no Campeonato Espanhol desde 2002, com Ronaldo. Foram 93 contra 62 segundos para balançar as redes. Ele também se tornou o primeiro jogador nascido no século 21 a marcar profissionalmente pelo gigante espanhol.

O brasileiro tem apenas 88 partidas como profissional, sendo 82 pelo Santos e seis com a camisa do Real Madrid. São 22 gols e nove assistências.