Topo

Fluminense

Flu não repete time no Brasileiro desde setembro; Gilberto vira dúvida

Marcão ainda não conseguiu repetir escalação no Fluminense - Lucas Merçon/Fluminense FC
Marcão ainda não conseguiu repetir escalação no Fluminense Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/11/2019 04h00

Além dos problemas fora de campo, o Fluminense também lida, claro, com a dificuldade no Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, o Tricolor tem tido dificuldades para começar o jogo com a mesma escalação. A última vez que isso aconteceu foi em setembro, em jogo adiado pela 16ª rodada. Para quinta-feira (7), quando o Flu pega o São Paulo no Morumbi, o técnico Marcão não sabe se contará com Gilberto, que é dúvida.

A atuação contra o Vasco encorajou o treinador a não fazer mudanças estruturais. O esquema com um losango no meio-campo, formado por Yuri, Allan, Daniel e Ganso, teve o camisa 10 mais perto dos atacantes. Apesar do frustrante empate sem gols, a avaliação foi positiva. Mas o lateral-direito titular sentiu dores no tornozelo, onde sofreu entorse, e foi poupado do treino de terça-feira (5). Marcão esperará até a atividade de hoje para saber se o jogador estará disponível.

Se não puder jogar, Gilberto será substituído por Igor Julião, que se recuperou de lesão muscular e treinou entre os titulares. No clássico, foi o Pablo Dyego que fechou o setor após a lesão do camisa 2. O atacante chegou a jogar por ali nas divisões de base.

O treinador, inclusive, teve diversos motivos para não escalar o mesmo time em duas vezes consecutivas. Além das opções técnicas, como as mexidas que tiraram Ganso, João Pedro e Nenê da equipe, ele também sofreu com lesões de Digão e Wellington Nem, além das suspensões do capitão, Frazan, Nino, Yuri e Allan, e as convocações do volante e do lateral-esquerdo Caio Henrique para a seleção brasileira.

Na última das vezes em que atuou com a mesma escalação em duas rodadas seguidas, o treinador ainda era Oswaldo de Oliveira. Encorajado pela vitória fora de casa contra o Fortaleza, o experiente técnico colocou o mesmo time para jogar contra o Palmeiras, no Allianz Parque. A resposta, entretanto, não foi positiva, e o Flu sofreu dura derrota por 3 a 0, o que suscitou mudanças de ordem técnica.

Com 31 pontos, o Fluminense é o 17º colocado do Campeonato Brasileiro. A equipe não venceu nas últimas cinco partidas e precisa retomar o caminho das vitórias para se livrar do descenso.

Fluminense