Topo

Corinthians

OPINIÃO

Blogueiros: atual Corinthians é um bom projeto para o cobiçado Tiago Nunes?

Tiago Nunes, técnico do Athletico-PR, após vencer a Copa do Brasil 2019 - Pedro H. Tesch/AGIF
Tiago Nunes, técnico do Athletico-PR, após vencer a Copa do Brasil 2019 Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

06/11/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Tiago Nunes resolveu aceitar a proposta feita pelo Corinthians
  • Mas será que o atual Corinthians é um bom projeto para ele?
  • "Corinthians não é bom projeto pra ninguém", diz Juca Kfouri
  • "O Corinthians sempre é um bom projeto", afirma Menon

As inéditas conquistas da Copa Sul-Americana, em 2018, e da Copa do Brasil, nesta temporada, além da convincente campanha com o Athletico no atual Campeonato Brasileiro - mesmo com a vaga para a Libertadores 2020 já confirmada - transformaram Tiago Nunes em um dos técnicos mais desejados do futebol brasileiro.

E coube ao Corinthians, que havia demitido Fábio Carille, apostar todas as suas fichas na contratação do cobiçado técnico e convencê-lo a deixar o Furacão. Deu certo. Tiago Nunes comandará o clube alvinegro na temporada 2020 - ou até antes, caso já opte por assumir a equipe.

Mas será que o atual Corinthians é um bom projeto para Tiago Nunes? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte, e a maioria deles acredita que sim. Veja o que eles pensam:

ANDRÉ ROCHA

Como promoção da carreira, o aumento da visibilidade é evidente. Mas neste momento soa um tanto precipitado, cabia um ciclo mais longo no Athletico, até para um amadurecimento longe dos holofotes mais fortes do eixo Rio-São Paulo que são exagerados, para o bem e para o mal.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Mais do que um nome, o Corinthians contratou uma nova ideia de jogo. Um técnico estudioso, o que melhor apresentou variações táticas no ano. Se vai vencer ou não, não sei. Mas aposto, será muito mais legal de ver o Corinthians jogar em 2020 do que foi em 2019.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

O atual Corinthians é um saco sem fundo, uma bagunça com começo e sem fim, não é bom projeto pra ninguém, nem para Jesus. Não o Jorge, o Cristo mesmo.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Ele consolidou um trabalho no Athletico, ganhou título, fez o time jogar bem. Agora precisa de um novo desafio e reestruturar o Corinthians é um desafio. O atual Corinthians, dá maneira como vem sendo tocado o futebol, não seria um bom projeto para ninguém. Mas Tiago chega em um momento em que, aparentemente, o Corinthians vai fazer mudanças no comando do seu futebol, o que pode deixar Tiago com boa voz para tocar mudanças que serão necessárias. Talvez não fique tão amarrado.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO BETING

Acho que é excelente para quem fez um trabalho excepcional no Athletico e para quem teria a disposição, a estrutura, o carinho e o respeito que o Tiago tem no Furacão. Mas recusar um Corinthians nunca é um bom negócio. Pode não ser o melhor negócio agora, você pode dizer, por exemplo, sim mais para frente. Eu ficaria muito em dúvida se eu fosse o Tiago Nunes.

Leia o blog do Mauro Beting.

MAURO CEZAR

Será desde que as condições de trabalho sejam boas. O Athletico é organizado, paga em dia, ele talvez se depare com situações que exijam outras qualidades na gestão.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

O Corinthians sempre é um bom projeto. É um clube gigante e que permite a ascensão de treinadores à seleção, como Tite e Mano.

Tiago Nunes cumpriu seu ciclo no Furacão. Sabe que não tem condições de vencer a Libertadores. No Corinthians, tem a chance de fazer o time voltar a ser vencedor. Precisa provar que tem capacidade para tanto.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Depende do que o Corinthians vai entregar ao treinador em termos de estrutura, reforços e principalmente tempo para trabalhar. A estrutura, não física, mas em termos de qualidade dos profissionais e de organização do departamento de futebol precisa melhorar. Nas contratações, é necessário que a diretoria erre menos. E a cobrança por resultados deve ser compatível com o tempo de serviço. Se nada disso acontecer, o técnico sairá no prejuízo com a troca de clube. Porém, se a engrenagem em torno dele for eficiente, seu trabalho terá mais visibilidade do que no Furacão. Basta lembrar o histórico de técnicos que saíram do Corinthians para a seleção brasileira, como Luxemburgo, Parreira, Mano e Tite.

Leia o blog do Perrone.

PVC

O Corinthians é sempre um bom projeto. A pergunta é se o Corinthians hoje exige mais coragem do que no passado. Sim. O Corinthians exige coragem. Um técnico para o Corinthians também precisa mostrar coragem. Eis o ponto em que mais com mais pode resultar em mais, como nas aulas de matemática do ensino fundamental.

Leia o blog do PVC.

RENATA MENDONÇA

Claro que o Corinthians pode levar Tiago Nunes a outra projeção. Um clube que tem maior orçamento, uma das maiores torcidas do país e pode ser uma boa oportunidade. Mas é preciso reforçar que no Athletico ele tinha a disputa da Libertadores 2020 garantida e uma história já construída que daria credibilidade em eventuais momentos instáveis.

Leia o blog Dibradoras.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Treinar o Corinthians é uma excelente oportunidade para Tiago Nunes comprovar sua qualidade como treinador moderno e promissor. Uma coisa é ter sucesso no Athletico, onde a pressão é bem menor e os jogos na grama sintética da Arena da Baixada, um trunfo valioso. Outra, dirigir um gigante paulista, Tomara que consiga levar o Corinthians a ter a mesma eficiência que o Furacão. O elenco é mais forte, mas as cobranças serão bem maiores. É um teste e tanto. Acho que ele fez certo em aceitar o desafio e creio que terá sucesso.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Corinthians