Topo

Atlético-MG vence ação, mas Gilberto Silva recorrerá alegando erro médico

Gilberto Silva foi campeão da Copa Libertadores 2013 pelo Atlético-MG - AFP PHOTO / Juan Mabromata
Gilberto Silva foi campeão da Copa Libertadores 2013 pelo Atlético-MG Imagem: AFP PHOTO / Juan Mabromata

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

06/11/2019 18h23

O Atlético-MG venceu Gilberto Silva em segunda instância no processo trabalhista movido pelo ex-jogador por sua passagem pelo clube em 2013. A defesa do antigo zagueiro recorrerá ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) em Brasília, alegando erro médico do departamento responsável no Galo.

A informação foi divulgada por Lásaro Cândido Cunha, vice-presidente do Galo, em seu perfil no Twitter. "Caso Gilberto Silva: mais uma vitória do Atlético no Tribunal! Julgamento realizado há pouco", escreveu o dirigente, que não sequência completou: "Trata-se de ação que o ex-jogador postulava, dentre outros pedidos, reintegração, incluindo salários desde 2013, sob alegação que teria sofrido acidente de trabalho. Ação de muitos milhões".

A reportagem fez contato com Lásaro, que deu sua versão sobre o caso:

"O Gilberto Silva promoveu a ação em 2015, em que pedia horas extras e uma reintegração porque ele teria sofrido um acidente de trabalho em 2013. Foi feito uma perícia que concluiu que não ocorreu nada que ele afirmou. Por insistência do advogado dele, a juíza nomeou uma nova perícia que também foi destituída. Então ela nomeou um perito em comum acordo. O Gilberto indicou o (Sérgio) Campolina e nós concordamos. Foi feito o laudo, que concluiu a mesma orientação médica do Atlético. Aí ele começou a alegar factoides. Um deles foi que o Campolina era sócio do Rodrigo, o que foi desmentido. Então a juíza julgou improcedente o pedido. O Gilberto recorreu no tribunal, mas os três desembargadores também julgaram improcedentes o pedido dele. Essa avaliação que ele faz do laudo é completamente equivocada. A Justiça julga de acordo com as informações do laudo. Até agora, todas as decisões foram no sentido de serem inverídicas essass afirmações que ele apontou", disse o vice-presidente do Galo.

Diante da divulgação por parte do Atlético, o advogado de Gilberto Silva, Fábio Cruz, decidiu se manifestar sobre o caso. Ele alega que houve erro de diagnóstico de Rodrigo Lasmar, diretor médico do Galo.

"Hoje foi julgado em segunda instância o recurso do processo do Gilberto Silva contra o Atlético. Apesar do relatório médico, assinado pelo Rodrigo Lasmar, dizendo que o Gilberto teve uma entorse no joelho, no dia do jogo Cruzeiro e Atlético, pelo Campeonato Brasileiro, em 28 de julho de 2013, o Sérgio Campolina, que foi perito no processo, disse que não houve entorse nenhuma. Por causa de algumas situações como essa, bem grosseiras, que a Justiça do Trabalho ainda não julgou, que vamos entrar com o recurso para Brasília e com uma boa expectativa", declarou por meio de áudio divulgado por sua assessoria.

Em relatório médico que conta com a sua assinatura, Rodrigo Lasmar, diretor médico do Atlético, detalha o que diagnosticou em Gilberto Silva. Ele alega que o jogador sofreu um problema no menisco e precisou ser submetido a uma cirurgia. Veja, abaixo, as imagens.

Laudo médico do Atlético-MG sobre Gilberto Silva - Divulgação - Divulgação
Laudo médico do Atlético-MG sobre Gilberto Silva
Imagem: Divulgação

Segunda página de laudo médico sobre Gilberto Silva - Divulgação - Divulgação
Segunda página de laudo médico sobre Gilberto Silva
Imagem: Divulgação

Sergio Campolina, médico do Cruzeiro na atualidade, foi o perito do processo. Ele apresenta um diagnóstico distinto.

"Não há descrição de um episódio traumático específico no joelho direito (queda, entorse, fratura, contusão...). O que temos é que diante de movimentos habituais que ocorreram em jogo de futebol ou até mesmo no cotidiano de qualquer indivíduo o Reclamante iniciou com queixas álgicas. Pode-se afirmar que tratava-se de um menisco já em processo degenerativo crônico que acabou se rompendo durante o jogo mencionado, o que pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer atividade", explicou.