Topo

Palmeiras

Palmeiras tem desafio na perseguição ao Flamengo: manter o foco

Bruno Ulivieri/AGIF
Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

04/11/2019 04h00

Fazer a melhor campanha de sua história nos pontos corridos não é suficiente para o Palmeiras ser líder do Campeonato Brasileiro em 2019. O Verdão se mantém firme na perseguição ao Flamengo, mas a distância continua em oito pontos e agora restam apenas oito partidas para o fim da competição. Então, como seguir focado se o concorrente parece não dar brechas? Essa é a nova missão de Mano Menezes.

Criou-se uma expectativa alta pela redução de dois pontos da diferença para o Fla após a rodada do meio da semana passada. Ali, o Palmeiras atropelou o São Paulo por 3 a 0 na quarta-feira (30) e ainda viu os cariocas empatarem com o Goiás no dia seguinte. Já no fim de semana, os alviverdes voltaram a jogar antes e a vencer — 1 a 0 sobre o Ceará —, deixando o domingo livre para secar e contar com o rival Corinthians.

O problema é que o Flamengo se recuperou do tropeço em Goiânia, goleou os corintianos por 4 a 1 e manteve os oito pontos à frente do Palmeiras. Um resultado que gerou frustração para os torcedores, algo que a comissão técnica do Verdão tenta manter longe dos jogadores nos próximos dias.

A melhor estratégia tem sido lembrar o confronto direto com os rubro-negros. A partida será na 36ª rodada do Brasileiro, com mando do Palmeiras — mas ainda sem definição se o Allianz Parque poderá ser utilizado. O plano é seguir focado e vencendo para chegar a esse duelo ainda com chances de uma arrancada.

Esse discurso é tomado por cautela e também pela certeza de que deixar a distância para o Flamengo aumentar poderia retomar a tensão com a torcida. A temporada já foi marcada por muitos protestos — a Mancha Verde segue pedindo a saída do diretor de futebol Alexandre Mattos — pela falta de títulos e o desempenho abaixo do esperado dos reforços contratados.

Palmeiras