Topo

Palmeiras

Mayke volta bem e abre discussão sobre lateral direita no Palmeiras

Mayke, lateral-direito do Palmeiras, foi titular contra o Ceará na 30ª rodada do Brasileirão - Cesar Greco/SE Palmeiras
Mayke, lateral-direito do Palmeiras, foi titular contra o Ceará na 30ª rodada do Brasileirão Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

04/11/2019 12h00

Na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará no último sábado (2), o Palmeiras viu Mayke voltar aos gramados em bom nível. O lateral-direito não atuava desde 17 de agosto, quando sofreu grave lesão de tendão na eliminação para o Grêmio na Copa Libertadores da América, e agora já desperta uma discussão sobre quem deve ser o titular no setor.

Marcos Rocha tem sido o dono da posição na maior parte do ano, mas oscilou em momentos importantes e tem enfrentado resistência entre os torcedores. A atuação no clássico contra o São Paulo poderia ser um trunfo para a manutenção da vaga, só que a ascensão rápida de Mayke pode fazê-lo perder o posto.

O próprio Mano Menezes já havia demonstrado a intenção de dar mais espaço a Mayke nesta reta final de temporada. Antes do confronto com o Avaí, na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o lateral voltou a ser relacionado, o técnico disse que pensava em usá-lo como titular. A primeira oportunidade foi dada contra o Ceará e, na visão do treinador, muito bem aproveitada.

"Mayke é jogador da posição. Fico feliz com o retorno dele. Temos um especialista na função na impossibilidade de usar o Marcos Rocha. Mayke fez a jogada do gol, outras boas no primeiro tempo e uma no segundo. Tem qualidade técnica para acabamento da jogada. Muitos chegam e não tiram o dez, falta alguma coisa. Mayke tem qualidade para tirar dez e por ali conseguimos construir a vitória", destacou o comandante alviverde.

Contra o Ceará, Marcos Rocha não foi utilizado por ter apresentado altos índices de desgaste físico. A tendência é ficar à disposição para enfrentar o Vasco da Gama na quarta-feira, às 21h30, em São Januário. Mayke, que sentiu o ritmo de jogo no segundo tempo e foi substituído por Jean, também será reavaliado para saber se tem condições de jogar no Rio de Janeiro.

Jean, jogador do Palmeiras, durante jogo contra o Ceará no Allianz Parque - Cesar Greco/SE Palmeiras - Cesar Greco/SE Palmeiras
Jean foi usado na lateral direita contra o Ceará no Allianz Parque
Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

O curioso é que as boas atuações da dupla aconteceram no momento em que Jean voltou a ter um desempenho mais constante. Mano tem dado chances ao volante improvisado na lateral e gosta do que vê. Há confiança principalmente no trabalho defensivo do meio-campista que teve grandes momentos como lateral pelo São Paulo e, principalmente, Fluminense.

Jean foi usado nos últimos quatro jogos do Palmeiras no Brasileirão e agora soma dez partidas na temporada. É quem menos atuou em 2019 entre os concorrentes. Mayke é o segundo mais usado, com 18 aparições, e ainda fez um gol. Marcos Rocha é o líder com 40 jogos e três gols marcados.

Palmeiras