Topo

Posse de Bola

OPINIÃO

Juca: "Luxemburgo hoje é da escola da mediocridade. Já foi vanguarda"

Do UOL

Em São Paulo

04/11/2019 17h08

O Vasco empatou com o Fluminense no clássico de sábado no Maracanã, em mais um resultado que manteve o time estável fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas longe da briga por vagas na Libertadores 2020. O técnico Vanderlei Luxemburgo apontou após a partida que fez o possível com o elenco do clube cruzmaltino.

O podcast Posse de Bola desta semana abordou o trabalho de Luxemburgo e comparou com outros momentos da carreira em que o treinador foi vitorioso, principalmente nas décadas de 90 e 2000.

"Nós nos acostumamos à mediocridade. Tem alguns caras aí, felizmente, e já é tarde, embora ainda há tempo, sacudindo a mediocridade. O Vanderlei Luxemburgo hoje é da escola da mediocridade, já foi vanguarda. Hoje é mediocridade", afirmou Juca Kfouri.

"O trabalho do Luxemburgo no Vasco mostra apenas que ele é um técnico comum, num futebol de técnicos comuns, que fazem um futebol comum. Quem quiser mais do mesmo, talvez seja mais um no mercado para oferecer mais do mesmo. O elenco do Vasco é para oferecer mais do que consegue", concordou Mauro Cezar Pereira.

O jornalista citou ainda outros técnicos como Abel Braga e Mano Menezes também como mais do mesmo. E citou a troca que o Botafogo fez ao demitir Eduardo Barroca e contratar posteriormente Alberto Valentim, que era o último colocado no comando do Avaí.

"Botafogo mandou embora o Barroca e agora está se virando com o Valentim. O Vasco também perdeu tempo com o Valentim que também é mais do mesmo", disse Mauro.

Em meio a avaliações de técnicos, o comandante santista Jorge Sampaoli foi citado pela defesa de Fábio Carille após a notícia da demissão do treinador no Corinthians. E Arnaldo Ribeiro comentou o feito do Santos com o argentino como a campanha mais surpreendente da temporada.

"Ele esteve para sair, não garantiu a permanência para o ano que vem porque o Santos é muito confuso. O Santos só não trocou o treinador até agora porque trata-se dele. Todo o resto que está acontecendo no campeonato é explicável, o Santos consolidado em terceiro lugar e jogando bem é o ponto fora da curva. É a maior surpresa do Campeonato e acho que não foi uma coisa retilínea, muita coisa mudou no time", afirmou Arnaldo.

"O Santos precisa agir rápido, tem que agir logo, definir se ele vai ficar ou não, o que vai oferecer a ele porque ele vai receber propostas já já", concluiu Mauro Cezar.

Posse de Bola: quando e onde ouvir

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.