Topo

Cardiff pode ser punido por não ter pagado Nantes por Emiliano Sala

Emiliano Sala em partida do Nantes - Jean-Francois Monier/AFP
Emiliano Sala em partida do Nantes Imagem: Jean-Francois Monier/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/11/2019 10h08

O Cardiff City pode ser proibido de fazer contratações por três temporadas por não ter pagado ao Nantes a primeira parcela pela contratação de Emiliano Sala, que morreu após um acidente com a aeronave que o levava para seu novo clube.

A punição faz parte da decisão do caso publicado na íntegra pela Fifa hoje. Nela, é estipulada que, caso o time galês não pague os 6 milhões de euros, ele receberá uma sanção no mercado. A decisão já havia sido anunciada preliminarmente pela entidade em setembro.

O Cardiff City também já havia avisado que não faria o pagamento, pois apelaria para o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne. A decisão da Fifa ainda estipula que, assim que for feito o pagamento, a punição será retirada.

Após a morte do jogador, o Cardiff decidiu não pagar a primeira parcela da transferência, que havia sido validada pelas autoridades do futebol antes do acidente.

Inicialmente, o Cardiff alegou que não deveria pagar nada dos 15 milhões de libras (R$ 76,8 milhões) que haviam sido acertados com o Nantes no início da negociação, já que o atleta não era oficialmente jogador do time quando morreu.

O Cardiff ainda alegou que a transferência deveria ser anulada porque o clube havia comunicado à Premier League, entidade que gerencia o Campeonato Inglês, que havia rejeitado certas cláusulas solicitadas pelo Nantes no contrato original e que Sala nunca teve a chance de revisar ou assinar a versão final do contrato. Já o clube francês afirma que a documentação necessária para sacramentar a transferência foi concluída.