Topo

Vasco

Qualidade x falta de ritmo: Guarín cria desafio para Luxemburgo no Vasco

Caio Blois e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2019 04h00

Contratação festejada pela torcida do Vasco, o colombiano Guarín representa um desafio para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que reconhece as virtudes técnicas do jogador, mas sabe ainda que sua presença representa uma queda de ritmo para o time.

No empate sem gols contra o Fluminense, houve ainda um "agravante". Por decisão do treinador, o atleta completou a ponta mais avançada de um triângulo formado pelos também volantes Richard e Bruno Gomes. Sem pernas e longe de sua zona preferida do campo, o jogador não foi bem e foi sacado ainda no intervalo.

Após o clássico, a escalação de Guarín foi alvo de um "mea culpa" do próprio comandante vascaíno, que reconheceu seu erro ao lançá-lo desde o início. "O Guarín está vindo ainda para o time. Eu acho que hoje eu me equivoquei. Ele vem de muito tempo parado. Eu ainda mudei a posição dele".

O jogador, que estava inativo desde julho, quando deixou o Shanghai Shenhua, da China, fez sua terceira partida consecutiva como titular. O acréscimo técnico ao time é evidente, mas a parte física ainda está muito abaixo do desejável. Uma equação para Luxemburgo resolver.

"Acho que hoje [ontem)[talvez não fosse para iniciar com ele, era para dar uma 'respirada' nele. Ele é um grande jogador, mas as ações dele contra o Fluminense não foram de um jogador em sua plenitude de jogo", analisou.

Na próxima rodada, o Cruz-maltino recebe a visita do Palmeiras, quarta-feira, 21h30, em São Januário, e Guarín já teve sua escalação confirmada de antemão pelo treinador. Até lá, Luxa terá alguns dias para buscar o melhor encaixe para um jogador que já demonstrou suas qualidades, mas que ainda sofre com a falta de ritmo.

Vasco