Topo

Futebol


Lomba é expulso, Grêmio domina Inter e faz 2 a 0 em último Gre-Nal do ano

Diego Vara/Reuters
Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/11/2019 19h51

O Grêmio dominou o Internacional e venceu o Gre-Nal 422. Hoje (3), na Arena do Grêmio, o time de Renato Gaúcho foi superior o tempo todo e fez 2 a 0 parecer pouco em duelo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A sensação de que o placar poderia ser maior também passa pela expulsão de Marcelo Lomba, no início do segundo tempo, mas já existia antes.

Geromel, ainda no primeiro tempo, e Rômulo, na etapa final, fizeram os gols.

O resultado no último Gre-Nal de 2019 é ótimo para o Grêmio. O time chega aos 50 pontos e continua a perseguição ao São Paulo, primeiro time na zona de classificação direta à Libertadores do ano que vem. O Inter estaciona nos 46 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o CSA e o Inter visita o Ceará. As duas partidas serão na quinta-feira. O time de Zé Ricardo entra em campo às 19h (horário de Brasília) e a equipe de Renato Gaúcho às 21h.

Quem foi bem: Geromel

Zagueiro manteve a atuação segura atrás e abriu o caminho da vitória no Gre-Nal. Geromel escapou da marcação do Inter e foi soberano no lance.

Quem foi mal: Neilton

A grande novidade na escalação do Inter, meia-atacante foi nulo dentro da estratégia de agregar velocidade e intensidade ao time. O desempenho foi tão ruim e o plano se mostrou tão errado que no intervalo o camisa 17 deu lugar a D'Alessandro.

Marcelo Lomba é expulso e internet enlouquece

O Gre-Nal mudou aos seis minutos do segundo tempo. Prepare-se para entender. Luciano driblou Marcelo Lomba, mas o goleiro conseguiu reagir a tempo e desviou a bola. Só que o camisa 12 não desistiu do lance e saiu em perseguição ao atacante do Grêmio. Fora da área, Lomba entrou com os dois pés no camisa 18 e cometeu falta forte. O lance foi anulado, por impedimento na origem da jogada, mas o cartão vermelho foi aplicado e mantido.

O goleiro do Inter ficou inconformado e não deixou o gramado. Somente após a arbitragem chamar o policiamento para realizar escolta, Marcelo Lomba se resignou e saiu de campo.

Grêmio domina e termina jogo soberano

O Grêmio passou fácil pelo início do jogo e controlou o clássico com a bola. O problema foi transformar todo volume em chances. Mesmo com liberdade total a Everton, o ataque teve dificuldades para gerar oportunidades. Não à toa, Luciano e Geromel geraram as melhores ocorrências (uma delas virou gol) pelo alto. Em cabeceios depois de cobrança de bola parada.

O domínio do início só cresceu. A expulsão de Lomba deixou a distância ainda maior, mas o Grêmio seguiu com problema de pontaria e até dose de displicência. De toda forma, foi suficiente para a vantagem aumentar em conclusão por cobertura de Rômulo. O escore só não foi mais elástico graças a Danilo Fernandes e salvamento de Rodrigo Moledo.

Inter erra estratégia, muda e não reage

O Inter apostou na energia para agredir o Grêmio e conseguiu, em certa medida, nos primeiros minutos. Rapidamente ficou provado que não deu certo. Sem D'Alessandro, o time abriu mão da bola e ficou à espera de contra-ataques para Wellington Silva e Neilton. A estratégia afundou, Guerrero ficou isolado e a equipe sequer chutou a gol até o intervalo.

D'Alessandro entrou no intervalo, mas nem ele salvou. O argentino assistiu, de campo, o Inter manter a postura de recuo grande.

Cronologia do jogo

Pedro Geromel cabeceia, aos 33 minutos do primeiro tempo, e abre o placar do jogo. Aos seis minutos do segundo tempo, Marcelo Lomba recebe cartão vermelho por entrada em Luciano. Rômulo, aos 32 minutos do segundo tempo, faz 2 a 0 no Gre-Nal.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 INTERNACIONAL

Data e hora: 03/11/2019 (Domingo), às 18h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Renda: R$ 1.778.772,00
Público: 44.376 (40.618 pagantes)
Cartões amarelos: Maicon (GRE); Edenilson, Patrick, D'Alessandro (INT)
Cartão vermelho: Marcelo Lomba (INT)
Gols: Pedro Geromel, do Grêmio, aos 33 minutos do primeiro tempo; Rômulo, do Grêmio, aos 32 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Paulo Victor; Galhardo (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Alisson, Tardelli e Everton; Luciano (Pepê)
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno (Patrick), Moledo, Cuesta e Uendel; Lindoso, Edenilson, Parede (Danilo Fernandes), Neilton (D'Alessandro) e Wellington Silva; Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Futebol