Topo

Gre-Nal vale mais do que três pontos e vira 'campeonato particular' no Sul

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/11/2019 04h00

Grêmio e Internacional medem forças hoje (3) em um clássico que faz jus ao termo 'confronto direto'. Separados por um ponto na tabela do Campeonato Brasileiro, os rivais disputam vaga à Libertadores como um prêmio de consolação para temporada com mais dose de frustração do que pitadas de alegria. O Gre-Nal 422, que lá atrás poderia ser tratado como protocolar, virou decisivo para os dos times.

O jogo na Arena do Grêmio começa às 18h (horário de Brasília).

O Grêmio ultrapassou o Inter na classificação às vésperas do Gre-Nal. Com duas vitórias seguidas, 3 a 0 em cima do Botafogo e 3 a 1 diante do Vasco, o time de Renato Gaúcho chegou aos 47 pontos. Por outro lado, a equipe comandada por Zé Ricardo venceu o Bahia por 3 a 2 e depois apenas empatou com o Athletico em 1 a 1.

A diferença, 47 contra 46 pontos, mostra como o Gre-Nal coloca frente a frente times semelhantes no Brasileirão. Grêmio e Inter têm o mesmo número de vitórias (13), mas a equipe gremista leva vantagem em critérios como gols marcados e saldo de gols, consequentemente.

Semelhantes também no tratamento dado ao campeonato. Ao longo do ano, os dois clubes deixaram o Brasileirão de lado para avançar nas fases da Copa do Brasil e Libertadores.

Isso explica o eletrocardiograma da campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro, onde ocupou 13 posições diferentes na tabela de classificação, com o atual lugar sendo o melhor. O Inter rodou por 10 lugares distintos e esteve uma vez no G4.

No primeiro turno, os rivais entraram em campo separados por dois pontos: 16 contra 14. O Inter cedeu o empate em casa, mas acabou a rodada em sexto lugar. O Grêmio arrancou um ponto dentro do Beira-Rio e ficou em 11º na tabela.

Para o Grêmio, uma vitória em casa significa passo firme rumo à Libertadores. A projeção informal com que o clube trabalha é de, no mínimo, 62 pontos para vaga no G6 e 66 para um lugar entre os quatro primeiros.

No Inter, vencer o Gre-Nal fora de casa é ainda mais vital. Recuperar terreno contra o rival, subir na tabela e se aproximar do cálculo final para eliminar as fases preliminares da Libertadores do ano que vem.

Um campeonato particular em um ano que poderia ter tido Gre-Nal na final da Copa do Brasil ou semifinal da Libertadores. Um clássico decisivo por vaga, mas decisivo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Data e hora: 03/11/2019 (domingo), às 18h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Cuesta e Zeca; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Guilherme Parede, D'Alessandro e Patrick (Wellington Silva); Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo