Topo

Brasileirão - 2019

Fla e Palmeiras em alerta: como rivais já ajudaram e atrapalharam título

Torcedores do Palmeiras pedem para time entregar jogo para o Fluminense e atrapalhar o Corinthians - Eduardo Knapp/Folhapress
Torcedores do Palmeiras pedem para time entregar jogo para o Fluminense e atrapalhar o Corinthians Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

02/11/2019 04h00

Flamengo e Palmeiras brigarão pelo título nas últimas nove rodadas do Brasileirão. Além do confronto direto na 36ª rodada, os times serão ajudados ou atrapalhados por seus arquirrivais.

Líder com oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o Flamengo recebe o Corinthians no Maracanã, amanhã, às 16h, pela 30ª rodada. Os palmeirenses também enfrentarão o rival daqui a uma semana. Ambos os times ainda terão pela frente o Vasco. O Flamengo também jogará contra Santos e Botafogo. O Palmeiras, por sua vez, enfrentará o Fluminense.

Nos últimos anos, algumas edições do Brasileirão acabaram marcadas por participação direta de rivais. Eles já ajudaram e atrapalharam seus maiores adversários nas retas finais do campeonato.

O caso mais emblemático envolve justamente Palmeiras e Flamengo. Em 2009, ambos lutavam pelo título. O time carioca, então, foi a Campinas enfrentar o Corinthians, que acabou derrotado por 2 a 0. No mesmo dia, a equipe alviverde derrotou o Atlético-MG, no Palestra Itália. Com a vantagem mantida, os rubro-negros garantiram o título na última rodada.

Naquela ocasião, o Inter, que também buscava o título, precisava vencer o Santo André, no Beira-Rio, e torcer por um tropeço do Flamengo diante do Grêmio, no Maracanã. A ajuda do rival, entretanto, não veio. Os gremistas até saíram na frente, mas viram o time carioca virar o jogo e erguer a taça.

No ano seguinte, o Corinthians passou pela mesma situação. Na luta pelo título, o time alvinegro precisava de um tropeço do Fluminense contra São Paulo ou Palmeiras. Mesmo atuando como visitante, os cariocas fizeram 4 a 1 nos são-paulinos e 2 a 1 nos palmeirenses.

Em 2011, porém, o Palmeiras ajudou o Corinthians, que disputava a liderança do Brasileirão com o Vasco. Na 35ª rodada, os vascaínos ficaram no empate por 1 a 1 com o time alviverde no Pacaembu. Os corintianos, no mesmo horário, derrotaram o Ceará por 1 a 0 e se isolaram na ponta - o título veio na última rodada, contra o maior rival, depois de um empate sem gols.

Mais recentemente, o Corinthians viu o São Paulo derrotar o Atlético-MG por 4 a 2 no Morumbi na rodada em que garantiu matematicamente o título brasileiro de 2015. O revés dos mineiros e um empate corintiano com o Vasco serviram para a definição do campeonato.

No ano seguinte, o Corinthians arrancou um empate por 2 a 2 com o Flamengo, no Maracanã, enquanto o Palmeiras venceu o Sport por 2 a 1. Os resultados fizeram o time alviverde aumentar a vantagem na liderança. Dali a cinco rodadas, o título foi conquistado.