Topo

Santos

Desde começo do turno, nenhum meia joga mais de duas seguidas no Santos

Cristiane Mattos/REUTERS
Imagem: Cristiane Mattos/REUTERS

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

02/11/2019 04h00

O famoso rodízio do técnico Jorge Sampaoli no Santos passou por momentos diferentes durante a temporada. São três períodos distintos de mudanças constantes em setores diferentes do time. Atualmente, o meio-campo é alvo do treinador argentino e, com exceção dos volantes, nenhum atleta ofensivo teve sequência maior do que duas partidas no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

No começo do ano, antes do início do Brasileirão, o setor parecia bem resolvido, com Alison, Pituca e Sánchez jogando juntos 17 vezes em 25 jogos. Nesse período, o ataque era o setor com maior número de mudanças.

Quando o torneio nacional se inicia, Jean Lucas começa a aparecer como opção e entra no rodízio, mas o setor que mais é alterado durante o primeiro turno é a defesa: linha de três ou quatro, com Veríssimo também aparecendo como falso-lateral. Nesse momento, Sasha e Soteldo já começam a se fixar no ataque.

Agora, com a chegada de Evandro como opção no meio-campo, o setor é alvo do maior rodízio. Com Aguilar em baixa, jogando apenas duas vezes no segundo turno, Veríssimo e Gustavo Henrique se tornaram intocáveis na zaga e algo diferente só é visto quando Sampaoli opta por três zagueiros.

Já no meio, Sampaoli gira Jean Mota, Sánchez e Evandro de maneira que, geralmente, ao menos dois deles sejam titulares e nunca com sequências maiores do que dois jogos. Nos últimos cinco jogos, a "escala" foi perfeita: Evandro atuou contra Internacional e Ceará, ficou fora diante do Atlético-MG, e voltou frente Corinthians e Bahia; Sánchez pegou Ceará e Galo, "folgou", e voltou diante do Bahia; Jean Mota não enfrentou Inter e Ceará, jogou contra Galo e Corinthians, voltando ao banco contra o Bahia.

Obviamente as escalações de Sampaoli não são uma ciência exata. O argentino acredita que o elenco do Santos não contém destaques individuais e preza muito pela condição física dos jogadores para que seja possível impor o ritmo de jogo que lhe apetece.

Diante do desempenho mediano de Evandro nos últimos jogos, há chance da "escala" seguir por ao menos mais uma rodada, com Jean Mota e Sánchez formando o meio-campo contra o Botafogo, amanhã, às 19h, na Vila Belmiro. A definição do time deve sair no treino deste sábado.

Santos