Topo

Flamengo sofre mais que de costume e liga alerta contra queda na reta final

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/11/2019 04h00

A crise está bem longe de rondar a Gávea, mas o empate do Flamengo por 2 a 2 contra o Goiás foi a materialização de uma queda de rendimento que vem sendo mais rotineira no Campeonato Brasileiro, fato que liga uma luz de alerta no momento decisivo da temporada.

Em um recorte dos últimos quatro jogos, o Fla só teve uma exibição com a sua "grife" nos 2 a 0 contra o rival Fluminense. Com imposição total ante o adversário, a equipe foi aquela que tem encantado a arquibancada, mas que deu sinais de desgaste mesmo nas vitórias contra Fortaleza e CSA.

No Castelão, o time não foi bem e arrancou a vitória na marra. Com um gol de Reinier, aos 43 minutos do segundo tempo, o Rubro-Negro triunfou mostrando uma face até então não muito conhecida: a de um time que não encanta, mas ganha.

Na penúltima rodada, os cariocas haviam vencido os alagoanos por 1 a 0 e apresentaram uma intensidade e inspiração abaixo da média do time treinado por Jorge Jesus. A favor do Fla, o atenuante de que o time vinha de um imenso desgaste físico e mental pela goleada por 5 a 0 contra o Grêmio, resultado que colocou o time na final da Libertadores após 38 anos. No Serra Dourada, aquela marcação sob pressão também não esteve presente, uma das marcas registradas deste Flamengo.

"Hoje perdemos dois pontos. Não tivemos equilíbrio emocional nos últimos minutos. De qualquer maneira, não perdemos há 20 jogos. Somamos um ponto e, faltando nove rodadas, qualquer ponto importa. Queríamos os três pontos, mas nem sempre a gente consegue", analisou Jorge Jesus.

Com uma equipe espremida pela maratona de jogos e com a final de Santiago no horizonte, o português tenta equilibrar a utilização de seus jogadores. Seja por cansaço ou por risco de suspensões, a tendência é que haja uma rotação de peças. Ante os goianos, Rafinha e Gerson foram preservados. Contra o Corinthians, Gabigol, que levou o terceiro cartão amarelo, é baixa certa.

Para retomar o prumo, o treinador entende que a chave está no foco do grupo e não em questões técnicas ou tática pontuais. Foi exatamente este o recado depois do tropeço em Goiânia:

"Futebol é isso, o resultado é justo. Estávamos ganhando de 2 a 0, eram os últimos 15 minutos e não esperávamos que acontecesse. Equipe deixou de estar focada no jogo, se desconcentrou".

Apesar de a rodada ter sido desfavorável para o Rubro-Negro, o time ainda tem oito pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras. No domingo, a equipe encara o Corinthians, às 16h, no Maracanã, em busca da retomada no bom futebol e da concentração exigida por Jesus.