Topo

Brasileirão - 2019

Como arquirrivais de Fla e Palmeiras serão decisivos na disputa do título

Jorge Jesus, durante partida entre Flamengo e Grêmio - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus, durante partida entre Flamengo e Grêmio Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

01/11/2019 12h35

A nove rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2019, o Flamengo segue como grande favorito à conquista do título, com o Palmeiras na cola do líder para reverter a situação. E nesta reta final, os duelos dos dois principais postulantes contra os arquirrivais de cada equipe serão decisivos na disputa pela taça.

Até o fim do Brasileirão, Flamengo e Palmeiras disputarão 51 pontos, já que são nove jogos cada um, sendo um deles o confronto direto que terão no Allianz Parque. Nesse contexto, 21 pontos (um total de 7 jogos) envolvem os principais rivais de cada agremiação. Deste modo, 41,17% da pontuação que definirá o campeão dependerá de resultados de jogos que envolvem arquirrivais dos dois times.

Ambos os times terão pela frente Corinthians e Vasco. O Flamengo ainda jogará contra Santos e Botafogo. Já o Palmeiras enfrentará também o Fluminense (veja tabela abaixo). No final de semana ocorrerá um desses jogos, já que o atual líder recebe o instável Corinthians, no Maracanã (o Palmeiras pega o Ceará, em casa, no sábado).

Na noite de ontem, o Flamengo empatou com o Goiás por 2 a 2 e viu o Palmeiras diminuir a vantagem de dez para oito pontos. Nas duas equipes o discurso é parecido: focar na vitória jogo a jogo.

"Hoje perdemos dois pontos. Não tivemos equilíbrio emocional nos últimos minutos. De qualquer maneira, não perdemos há 20 jogos. Somamos um ponto e, faltando nove rodadas, qualquer ponto importa. Queríamos os três pontos, mas nem sempre a gente consegue", analisou Jorge Jesus após o duelo contra o Goiás.

O time rubro-negro soma 68 pontos em de 29 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, enquanto isso, tem 60 no total - na última quarta-feira, o alviverde venceu o São Paulo por 3 a 0 no Allianz Parque.

"Eu não sou analistas de treinadores, mas o trabalho [de Jorge Jesus] é muito bom. Tão bom que mesmo que a gente fazendo uma campanha muito boa estamos a sete pontos e amanhã pode voltar para 10. Temos que nos preocupar com a gente, temos que fazer bem, vamos jogar para nós, para nosso torcedor, vamos entregar algo que nos deixe todos felizes. Depois vamos somar os pontos no final", disse Mano depois do confronto contra o São Paulo.

Agora, o Flamengo de Jorge Jesus encara o Corinthians no domingo (3), às 16 horas (de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o Palmeiras de Mano Menezes se prepara para enfrentar o Ceará, às 19h de amanhã (2), no Allianz Parque, em São Paulo.

Confira os confrontos dos arquirrivais de Flamengo e Palmeiras que serão decisivos na disputa:

Corinthians - enfrenta Flamengo no Maracanã e Palmeiras no Pacaembu (6 pontos em disputa)
Santos - enfrenta o Flamengo na Vila Belmiro (3 pontos em disputa)
Vasco - enfrenta Flamengo no Maracanã e Palmeiras em São Januário (6 pontos em disputa)
Botafogo - enfrenta o Flamengo no Engenhão (3 pontos em disputa)
Fluminense - enfrenta o Palmeiras no Maracanã (3 pontos em disputa)

Próximos 9 jogos do Flamengo

Flamengo x Corinthians
Botafogo x Flamengo
Flamengo x Bahia
Grêmio x Flamengo
Flamengo x Vasco
Flamengo x Ceará
Palmeiras x Flamengo
Flamengo x Avaí
Santos x Flamengo

Próximos 9 jogos do Palmeiras

Palmeiras x Ceará
Vasco x Palmeiras
Palmeiras x Corinthians
Bahia x Palmeiras
Palmeiras x Grêmio
Fluminense x Palmeiras
Palmeiras x Flamengo
Palmeiras x Goiás
Cruzeiro x Palmeiras